28/03/2009

Ruben de Carvalho compara Costa a Santana e a Carmona

O cabeça-de-lista da CDU à Câmara de Lisboa, Ruben de Carvalho, acusou na 5ª fª à noite o executivo de António Costa de favorecer a “especulação imobiliária” e comparou a gestão urbanística deste mandato à de Santana Lopes e Carmona Rodrigues.
Durante a apresentação das listas da CDU à Câmara e Assembleia Municipais de Lisboa, Ruben de Carvalho atacou também o BE e os vereadores José Sá Fernandes e Helena Roseta.
Para o vereador e de novo candidato da CDU à autarquia de Lisboa, o urbanismo praticado pelo executivo de António Costa (PS) “tem-se caracterizado por uma operação, seguramente mais hábil que a da tosca política de direita de Santana Lopes ou Carmona Rodrigues, e talvez por isso mesmo mais condenável”.
Ruben de Carvalho considera que a gestão urbanística neste mandato conduziu “às mesmas consequências de desregulamento, ausência de correcção de desmandos, definição de regras urbanísticas que sirvam a cidade e não a especulação imobiliária”.
O candidato criticou a multiplicação de “planos e projectos parcelares” em zonas estratégicas da cidade, como o Parque Mayer e Alcântara, sem que a revisão do Plano Director Municipal (PDM) esteja concluída.
“Quando finalmente se avançar para um Plano Director Municipal não teremos um PDM que estruture a actividade urbanística da Câmara e dos operadores urbanísticos, mas sim um PDM condicionado pelas consumadas situações acordadas entre a actual Câmara e os operadores urbanísticos”, afirmou.
Num ataque às restantes forças de esquerda na autarquia, Ruben de Carvalho referiu-se às operações de “privatização” do espaço público promovidas pelo vereador José Sá Fernandes, a quem se referiu como o “outrora trauliteiro e barulhento paladino de tudo”, actualmente um “ex-BE e ex-paladino”. “O BE e o seu vereador foram a imagem da confusão, da fuga aos compromissos, da incoerência e do desrespeito pelo eleitorado”, sustentou.
Sobre o movimento Cidadãos por Lisboa, liderado por Helena Roseta, considera que “percorreram o mesmo caminho, tendo-se atrasado um bocado quanto à distribuição de cargos”.
“Mas sempre se arranjou qualquer coisita e lá estão, lado a lado com António Costa, todos os dias na Câmara e bramando de vez em quando na comunicação social”, afirmou, referindo-se às funções que as vereadores eleitas pelo movimento Cidadãos por Lisboa assumiram. Helena Roseta é responsável pelo Programa Local de Habitação e Manuela Júdice pelo projecto "Lisboa, encruzilhada dos mundos".
A CDU mantém a defesa dos seus princípios de “Trabalho, Honestidade e Competência”.

Ver Lusa doc. nº 9483401, 26/03/2009 - 21:33

Sem comentários: