05/05/2009

Bilhetes Lisboa Viva lançam o caos na capital

Meses após a sua implementação, constata-se hoje que os bilhetes da série ‘Viva’ dos transportes de Lisboa estão a lançar o caos, sendo de utilização difícil para os utentes.
É que embora sejam todos iguais, não podem ser usados em todos os meios de transporte, representando um encargo acrescido para muitos utentes que, querendo comprar apenas uma viagem, acabam por ter de pagar um bilhete recarregável, cujo custo só do cartão é elevado (€0,50).

Quer ir de Lisboa até Carcavelos de comboio? Se antes precisava só de um bilhete ou de um passe, hoje tem de ter muita experiência para que tudo corra bem na hora de comprar o título e no momento de passar as máquinas que o validam. Com muita sorte, consegue sair do Cais do Sodré sem que os alarmes o prendam nas portas de saída, pois os muitos obstáculos têm lançado o caos nesta estação.
Os lisboetas que usam transportes públicos já se habituaram às novas tecnologias para validar bilhetes magnéticos. Porém, a CP introduziu um sistema diferente no Cais do Sodré, o que provoca muitos incómodos aos passageiros.
Tenhamos em atenção o que é preciso para uma viagem. Tem de comprar um bilhete ‘Viva’, mas, se o adquirir numa estação do Metro, e apesar de serem precisamente iguais, este não serve para a CP. Por isso, terá de ter um que tenha o símbolo dos caminhos-de-ferro no verso.
Por outro lado, se precisar de viajar de metro e comboio, não pode enganar-se ao passar o bilhete nas máquinas. Muitos passageiros baralham ambos e provocam enormes filas 1.
Para além disto, os custos tornam-se bem mais elevados para os utentes.
Por isso, “Os Verdes” apresentaram e fizeram aprovar por Unanimidade na recente AML de Março uma Recomendação sobre a "Promoção da Intermodalidade na Cidade de Lisboa”.
Nela alertavam para as incompatibilidades do sistema de bilhética, exigindo que este seja revisto e corrigido no curto prazo, a fim de possibilitar uma efectiva intermodalidade do sistema de transportes e, ainda. Para que se promovesse com os operadores que servem a cidade de Lisboa, campanhas de sensibilização junto dos utentes de transportes públicos, para a correcta reutilização dos cartões Viva Viagem e 7 Colinas 2.
Pela denúncia da notícia, e apesar da total aprovação desta deliberação na AML, nenhuma medida em favor dos utentes terá ainda sido implementada.

Sem comentários: