06/05/2009

Desempregados pagam menos de metade da factura da água

Os desempregados que residem no concelho de Torres Vedras vão passar a partir deste mês a pagar metade da factura da água, uma medida a implementar pelo município para aliviar o esforço das famílias em tempos de crise.
“Quem está desempregado e está a receber subsídio de desemprego igual ou inferior ao salário mínimo tem dificuldades e daí que os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento [SMAS] entenderam alargar as tarifas sociais aos que estão inscritos no centro de emprego”, disse o administrador dos SMAS.
Ao beneficiar da tarifa social, os munícipes em situação de desemprego passam a estar isentos do pagamento de 4,66 euros referentes à taxa de manutenção e reparação do sistema de abastecimento e a poder beneficiar de custos mais reduzidos por cada metro cúbico de água consumido.
“Um consumidor normal paga onze euros enquanto um consumidor que beneficie da tarifa social paga 4,26 euros, o que é menos de metade”. Feitas as contas, no primeiro escalão, onde se encontra a maioria dos consumidores do concelho, a tarifa passa de 0,54 para 0,53 euros para os que beneficiam da tarifa social.
Além disso, o limite de consumo é alargado de cinco para oito metros cúbicos, sem que os consumidores tenham de passar de escalão e passar a pagar 1,18 euros por cada metro cúbico de água que consomem.
Os SMAS anunciaram também que os consumidores que beneficiam da tarifa sénior vão passar a partir deste mês a estar isentos do pagamento da taxa fixa de manutenção.

Sem comentários: