11/05/2009

Despoluição do estuário do Tejo

Os investigadores portugueses defendem que o estuário do Tejo tem actualmente condições para acolher golfinhos, classificando como bom o estado daquela foz que regista “bastante” menos poluição hoje do que nas últimas duas décadas.
“Não garanto, mas acho possível voltarmos a ver golfinhos no Tejo tal como acontecia há 30 ou quarenta anos", afirmou uma responsável do Instituto de Oceanografia, salientando a melhoria da qualidade da água do estuário desde que o começou a estudar em 1977 1.
Daí que os autarcas dos concelhos da Margem Sul da Grande Lisboa esperem que a poluição do estuário do Tejo seja apenas uma memória passada, mantendo investimentos massivos no saneamento e requalificação ribeirinha.
No caso de Alcochete, um dos vereadores recordou que o concelho deixou de poluir o Tejo há um ano, insistindo, porém, que a despoluição deve ser pensada de forma integrada.
Como exemplo dessa melhoria lembra as duas estâncias balneares do concelho: “há uns anos, Alcochete foi retirado do mapa das praias fluviais devido à qualidade da água, mas na autarquia fazemos as nossas análises regulares e, no ano passado, apenas por um vez se ultrapassaram os valores permitidos” 2.
Será que os municípios da margem Norte têm capacidade para absorver os bons ensinamentos que lhe vem do Sul?

1. Ver
http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Estuario-pode-acolher-golfinhos.rtp&article=218840&visual=3&layout=10&tm=8
2. Ver http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Autarcas-da-Margem-Sul-apostam-no-saneamento-para-limpar-mancha-ambiental.rtp&article=218839&visual=3&layout=10&tm=8&rss=0

Sem comentários: