18/05/2009

Esgotos não tratados no Tejo

A Administração de Região Hidrográfica (ARH) do Tejo encontrou problemas em mais de metade de 437 zonas de água sobre as quais vai actuar com um plano de gestão a partir de 2010.
De acordo com o presidente do organismo, “nalguns casos são esgotos não tratados, noutros há excesso de nutrientes na agricultura, noutras zonas o problema são cheias”.
É considerado “em dúvida” o estado de 77 massas de água e “em risco” a situação de outras 208, entre as quais estão todas as “massas de água artificiais”, zonas criadas pelo homem, enquanto decorrem estudos para averiguar os respectivos impactos.
Isso “não quer dizer que haja riscos ou perigos imediatos” para os sistemas hídricos ou para as actividades ou abastecimento que deles dependem. “O importante é olhar para essas massas de água, perceber bem os problemas e tratar de encontrar soluções”, que deverão ser vertidas num Plano de Gestão de Região Hidrográfica do Tejo.
A Directiva Quadro da Água fixa 2015 como o ano em que devem ser atingidos os objectivos ambientais especificados em cada plano de gestão hidrográfica. Parte importante da correcção dos problemas já está a ser feita no país através do PEASAAR II - Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento Águas Residuais, com a construção de “centenas de estações de tratamento de água e de esgotos que vão permitir que as descargas sejam mais adequadas”.
Para a elaboração do plano de gestão do Tejo estão a ser discutidas terão de ser “lançados concursos e vão ser feitas muitas discussões de participação pública ao longo da realização do plano”. Depois de concluídos, “haverá mais seis meses de discussão para (a ARH) receber todos os contributos”.

Ver
http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1380640

Sem comentários: