08/05/2009

Nós pedalamos

Os ‘corredores verdes’ são espaços abertos contínuos que integram diferentes elementos naturais (ex. linhas de água, frentes ribeirinhas), culturais e históricos. Estes podem assumir diferentes tipos (lazer, circulação, protecção, etc.) e funções (sociais ou ecológicas). Promovem a salvaguarda dos recursos, contribuindo para o correcto ordenamento do território e para o desenvolvimento sustentável.
Apesar do nome, um corredor verde não tem necessariamente de ser ‘verde’. O essencial é que permita desenvolver funções ambientais ou o usufruto de um espaço público de qualidade, seja para lazer ou para uso no dia-a-dia.
O ‘Nós pedalamos’ teve a sua primeira edição em 1998. Nesse ano, defendiam a criação de percursos cicláveis e pedonais dedicados e de qualidade na zona ribeirinha de Lisboa, incluindo na zona de intervenção da EXPO 98, algo que - na época - não se verificou.


Oito anos volvidos, em 2005, organizaram a segunda edição, demonstrando que a apetência e necessidade da criação de uma rede de corredores verdes para a cidade de Lisboa era imperiosa. As edições seguintes (2006 e 2007), alcançaram uma maior adesão de participantes.
O que defende o GEOTA através deste projecto?
- «A criação de uma rede de corredores verdes para a Área Metropolitana de Lisboa, não só intra, mas também supra-municipal, nomeadamente nas zonas ribeirinhas, como é o caso das margens do Tejo e seus afluentes. Assim, cremos que os projectos actualmente em execução em Lisboa se deverão prolongar para o Concelho de Oeiras (unindo-se a iniciativas do género já em curso) e para o Concelho de Loures (por ex. ao longo do vale do Trancão ou continuando pela frente Tejo). Um dia o corredor que agora propomos poder-se-ia chamar ‘Da Lezíria ao Guincho’;
- A utilização da bicicleta como modo de mobilidade de emissão zero e saudável em termos de saúde física e mental. A bicicleta, em complemento com os transportes colectivos, pode desempenhar um papel importante na melhoria da mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa».
Assim, propõe-se que o antigo traçado Belém - Trancão tenha novo nome e um novo percurso. Por isso, dia 10 de Maio venha pedalar - do Terreiro do Paço a Loures - por uma boa causa, faça exercício, usufrua da cidade e passe uma manhã de domingo bem disposta.
Percurso: Partida de um local único e histórico - o Arsenal da Marinha - junto à Praça do Comércio. A entrada far-se-á a partir das 8h15m e a saída será às 9h. Distância: cerca de 25 km, quase sempre planos. Duração: cerca de 2 horas. Não perca o seu lugar e inscreva-se já. Últimos dias de inscrição.

Sem comentários: