25/05/2009

Programa POR Lisboa atribui verbas

No âmbito do Programa Operacional Regional (POR) de Lisboa, decorreram já 35 concursos, aos quais foram apresentadas 912 candidaturas. Destas, 294 foram aprovadas, com um investimento elegível de cerca de 274 milhões de euros e uma comparticipação FEDER de 118 milhões de euros, ou seja, 38% dos 307 milhões de euros de FEDER disponíveis até 2013.
Actualmente estão abertos concursos para projectos de Mobilidade Territorial (até 30 de Setembro, 5 milhões de euros a concurso), Parcerias para a Regeneração Urbana - Valorização de Frentes Ribeirinhas e Marítimas (até 31 de Julho, 10 milhões de euros a concurso) e Parcerias para a Regeneração Urbana - Eco-Bairros (até 31 de Agosto, 12 milhões de euros a concurso).
O concurso dos eco-bairros, que decorre pela primeira vez, visa apoiar acções integradas de promoção da sustentabilidade, nomeadamente pela aplicação de projectos-piloto de gestão de energia, água, resíduos, transportes, mobilidade e espaço público.
No caso das Frentes Ribeirinhas e Marítimas, trata-se do segundo concurso, tendo já sido aprovadas em Agosto de 2008 seis candidaturas e atribuídos 16 milhões de euros de FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional). Também em Agosto do ano passado foram aprovados três projectos de Mobilidade Territorial, tendo sido atribuídos 2,5 milhões de euros.
Estão ainda a decorrer actualmente concursos nas tipologias de Parcerias para a Regeneração Urbana (Política de Cidades) - Requalificação e Reintegração de Bairros Críticos (até 31 de Maio) e de Requalificação da Rede Escolar de 1.º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar (até 8 de Junho).

Ver
www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=8040

Sem comentários: