03/06/2009

Associação realiza desejos de meninos com doenças terminais

Na Terra dos Sonhos não há impossíveis nem limites quando se trata de realizar os desejos de crianças e adolescentes com doenças crónicas ou terminais e que vêem condicionadas a sua infância e toda a sua vida.
Criar momentos mágicos, transmitir a mensagem de que vale a pena sonhar e acreditar é o objectivo final da Associação Terra dos Sonhos. A ideia de fundar esta associação surgiu por inspiração no exemplo espanhol da Fundación Pequeño Deseo.
Desde a sua fundação em 2007, a Terra dos Sonhos já conseguiu fazer sorrir dezenas de crianças. O seu actual presidente confessa que há sempre projectos “que marcam mais que outros” e destaca exemplos de sonhos já realizados.
Um dos projectos destacados pelo presidente da associação foi o sonho de uma criança de oito anos, cuja maior ambição era “conhecer uma fábrica de material escolar”. O Presidente da Associação explica que este desejo o marcou devido à sua simplicidade: “Este menino não podia ir à Escola. Não podia viver aquelas alegrias que todos tínhamos no início do ano lectivo, com os cadernos a cheirar a novo, os estojos e as mochilas, os lápis e o compasso. Eu lembro-me bem da excitação das compras da escola. Este menino não tinha essa possibilidade. Acabámos por levá-lo a uma visita à Fábrica da Papelaria Fernandes - o miúdo ficou absolutamente feliz”.
Um outro caso foi o de uma menina de sete anos que queria muito conhecer as Just Girls: “Ela estava em vésperas de ir para Cuba, para fazer uns tratamentos e convidámos as Just Girls a irem a casa da menina, de surpresa. Assim que a menina abriu a porta, apareceram as Just Girls, a cantar e a dançar. Foi um momento mágico”.
Os sonhos não param e a Associação confronta-se constantemente com novos desejos. Existem ainda muitos por realizar, como o de conhecer o Cristiano Ronaldo, ter um quarto de princesa, assistir a um jogo de futebol e ter autógrafos de todos os jogadores, saltar de pára-quedas.
Criar momentos únicos e especiais continua a inspirar a Terra dos Sonhos. “Qualquer pessoa pode candidatar uma criança ou jovem para os quais, e por regra, todo o processo é surpresa até ao fim”.
O que se pretende é ter um impacto real e significativo, não só nas vidas das crianças, mas também nas das suas famílias, amigos, médicos, enfermeiras, educadores e voluntários que, de longe, viram pequenos momentos mágicos acontecerem. “O que é mesmo preciso é espalhar energia positiva”.

Sem comentários: