11/06/2009

Autarquia aprova fundo de eficiência energética

A CML aprovou na passada 3ª fª a criação de um fundo municipal para a eficiência energética, constituído por recursos que provêem da poupança de energia e que serão canalizados exclusivamente para novas medidas de eficiência energética.
A proposta, do vereador do Ambiente foi aprovada com a abstenção dos vereadores do movimento Lisboa com Carmona, PSD e PCP e os votos favoráveis dos vereadores do PS e do movimento Cidadãos por Lisboa.
O modelo proposto assegura o financiamento de projectos que promovem a eficiência energética através dos benefícios que resultem desses mesmos projectos.
Uma das medidas já em vigor é a eficiência energética gerada pelos sensores que foram introduzidos na iluminação pública, em Novembro, passando os candeeiros públicos a acender não através de um horário fixo mas quando há falta de luz natural.
Esta medida terá gerado no final de 2009 uma poupança de 161 mil euros, de acordo com os cálculos da Lisboa E-Nova.
O fundo terá uma “estrutura simples”, apoiando-se financeiramente numa linha orçamental do plano anual de actividades da CML, com uma dotação para aquisição de serviços e outra para investimento.

Sem comentários: