12/06/2009

BUGA de Aveiro faz agora dez anos


A Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro (BUGA), pioneira no País, circula há uma década sem parar. No calão Lisboeta, Buga quer dizer vamos embora. Mas na Região de Turismo da Rota da Luz, longe da capital, Buga significa ‘Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro’.
Na altura do lançamento, foi também criada uma pista ciclável na Avenida Lourenço Peixinho, entretanto alargada a outros pontos da cidade, que, em 2006, valeu ao município o Prémio Nacional ‘Mobilidade em Bicicleta’ (categoria das autarquias) atribuído pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.
As BUGA tornaram-se um ícone. Com enorme adesão tanto da população local, como dos visitantes, permanecem em circulação embora a autarquia procure, há algum tempo, um novo modelo de exploração para fazer face aos custos de manutenção 1.
As BUGA são disponibilizadas gratuitamente a todos os cidadãos e visitantes de Aveiro, sem burocracias: basta pegar, andar e largar !!
Para pedalar uma BUGA basta ir até uma das 33 estações (estacionamentos das bikes) bem sinalizadas existentes em Aveiro e introduzir uma moeda de um Euro na ranhura própria (de côr vermelha) situada na traseira da bicicleta, desengatando-a de seguida.
Pode-se pedalar andar dentro dos limites da cidade (assinalados por placas indicando fim de área BUGA. Não é necessário o preenchimento de qualquer papel, nem tem nada a pagar (a moeda será recuperada quando voltar a colocar a BUGA numa das estações espalhadas pela cidade 2.

Sem comentários: