09/06/2009

Frente ribeirinha reabre hoje ao trânsito

O trânsito na Avenida Ribeira das Naus, cortado há quatro meses entre o Campo das Cebolas e o Largo do Corpo Santo, no Cais do Sodré, reabre hoje, 3ª fª.
Segundo anunciou a CML, o corte de trânsito começou a 16 de Fevereiro e deveu-se aos trabalhos em curso no Terreiro do Paço, que envolvem a consolidação do torreão Poente, a construção de um colector de águas pluviais e a substituição de uma conduta de abastecimento de água.

A partir da 1h00 de hoje o trânsito regressou apenas para veículos particulares e com uma via em cada sentido, ficando a circulação no corredor do topo do Terreiro do Paço e na Rua do Arsenal exclusiva apenas para transportes públicos.
De acordo com a autarquia, quem vem de nascente, da zona da Expo, através da Infante D. Henrique, e pretende ir para o Martim Moniz terá de virar à direita no Campo das Cebolas, entrar à esquerda na Rua da Alfândega e virar à direita para a Rua da Madalena.
A reabertura da Ribeira das Naus e a reserva da Rua do Arsenal para transportes públicos decorrem do relatório do Estudo do Novo Conceito de Circulação para a Frente Tejo entre Santa Apolónia e o Cais do Sodré.
O relatório da discussão pública do modelo de circulação para a Frente Tejo recomenda ponderação relativamente a alguns efeitos das alterações de trânsito na Baixa, nomeadamente o aumento de tráfego na Rua da Conceição.
Recomenda igualmente uma reavaliação do esquema de circulação para as duas encostas (Chiado e Castelo), uma vez que este eixo ficou mais carregado de automóveis, o que fez aumentar igualmente os tempos de percurso do eléctrico 28.
“O tráfego ainda se está a adaptar ao conceito de condicionar o acesso em transporte individual da Baixa ao eixo ribeirinho”, indica o documento, que aponta um acréscimo de utentes nos transportes públicos com as alterações de trânsito na Baixa.

Sem comentários: