05/06/2009

Secretário-Geral da ONU apela a novo acordo para o clima

A Terra enfrenta a ameaça das alterações climáticas, mas é possível mudar de rumo, disse o secretário-geral das Nações Unidas a propósito do Dia Mundial do Ambiente, apelando à assinatura de um novo acordo sobre o clima.
Na mensagem que assinala a celebração do Dia Mundial do Ambiente, a 5 de Junho, Ban Ki-Moon sublinha que o aquecimento global afecta todos os países, mas lembra que serão os mais pobres a suportar as consequências mais graves.
“Em Dezembro, irão decorrer em Copenhaga conversações cruciais sobre as alterações climáticas. Juntos, temos de pressionar os governos no sentido de 'selarem o acordo', para se alcançar um novo pacto sobre o clima”, em substituição do Protocolo de Quioto, apelou o responsável.
O secretário-geral da ONU considera que “a turbulência económica e financeira que está a assolar o globo é um verdadeiro alerta” para a necessidade de alterar os actuais modelos de desenvolvimento, centrando os investimentos em fontes de energia renováveis, infra-estruturas ecológicas e eficiência energética.
“Basta investirmos na economia verde apenas uma parte dos novos pacotes substanciais de estímulo económico para podermos transformar a crise de hoje no crescimento sustentável de amanhã”.
O secretário-geral da ONU referiu também que o planeta precisa do envolvimento de todos e não apenas da acção dos governos e das empresas.
“Utilizem os transportes públicos. Reciclem. Plantem uma árvore. Limpem o vosso jardim público local. Obriguem as empresas a assumir a responsabilidade pelas suas práticas ambientais. E peçam aos vossos representantes governamentais que 'selem o acordo' em Copenhaga”, pediu aos cidadãos de todo o mundo.

Ver Lusa doc. nº 9750789, 03/06/2009 - 18:12

Sem comentários: