31/07/2009

Objectivo da CDU em Lisboa é aumentar o número de votos e eleitos

O número dois da lista da CDU em Lisboa, Bernardino Soares, apontou como objectivo para as legislativas aumentar os votos e os eleitos, sublinhando que os candidatos apresentados representam simultaneamente renovação e continuidade.
“Não nos contentamos com menos que seja aumentar os nossos votos e os nossos eleitos”, afirmou Bernardino Soares na passada 4ª fª, na cerimónia de apresentação da lista da CDU no distrito de Lisboa às eleições de 27 de Setembro.
Sublinhando que se trata de “uma lista em simultâneo de renovação e continuidade”, Bernardino Soares destacou o “elevado número de jovens candidatos”, 25%, bem como a inclusão de “mais de 40% de candidatas”, que estão na lista “não por quotas”, mas pelo contributo que têm dado à CDU.
Por outro lado, acrescentou, a lista da CDU é também uma lista de continuidade, porque “assume e dá seguimento ao trabalho” dos eleitos da CDU na Assembleia da República e se apresenta aos eleitores “com a serenidade do dever cumprido”.
Numa breve intervenção, Bernardino Soares não deixou também de deixar críticas implícitas aos adversários da CDU, garantindo que o processo de elaboração das listas “não motivou polémicas, pré-candidaturas, arranjos de bastidores, intrigas palacianas ou golpes de última hora".
“Ao contrário do que possam dizer, essas tristes disputas não são resultado de maior discussão ou democraticidade, são apenas o resultado de uma luta pela conquista de lugares, visando privilégios e protagonismo, que não existe na CDU”, frisou Bernardino Soares, que na última legislatura assumiu a função de líder da bancada parlamentar do PCP.
O deputado assinalou ainda que a lista da CDU no círculo de Lisboa inclui pessoas das mais diversas proveniências e actividades, nomeadamente operários, professores, intelectuais, agricultores, empresários, dirigentes sindicais ou artistas.
“Também nesta lista, tal como em geral na CDU, lado a lado com militantes comunistas, ecologistas e membros da Associação Intervenção Democrática, estão de pleno direito vários cidadãos que não tendo filiação partidária, não se escondem atrás de um certo estatuto de ‘independente’”, acrescentou, também numa crítica implícita aos restantes partidos.
Os cinco primeiros nomes da lista da CDU no círculo de Lisboa são Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, Bernardino Soares, Rita Rato, licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais, José Luís Ferreira, jurista e membro da comissão executiva do Partido Ecologista “Os Verdes”, e Miguel Tiago, biólogo.
Rita Rato, de 26 anos, e José Luís Ferreira, de 46 anos, também do PEV, são as novidades da lista da CDU em Lisboa relativamente aos nomes apresentados nas legislativas de 2005, quando a coligação PCP/PEV elegeu cinco deputados.
Rita Rato aparece em substituição do deputado António Filipe, que irá agora encabeçar a lista no círculo de Santarém, e José Luís Ferreira, que surge no lugar de Francisco Madeira Lopes.

Ver Lusa doc. nº 9957786, 29/07/2009 - 18:52

Sem comentários: