11/08/2009

Cartão de Cidadão impõe local de voto

Milhares de eleitores portadores do Cartão de Cidadão vão ser obrigados a votar nas autárquicas no local da sua residência, perdendo o direito de votar no concelho onde nasceram e mantinham laços afectivos com o poder local.
Mais de 1,7 milhões de cidadãos possuem já o Cartão de Cidadão, segundo fonte do Gabinete da Secretária de Estado da Modernização Administrativa, situação que obriga os portadores a votar onde residem e não onde estavam recenseados.
Ou seja, a partir de agora, os eleitores ficam automaticamente inscritos na freguesia correspondente à morada que tenham indicado no pedido do cartão.
Segundo a Direcção-Geral da Administração Interna, até às europeias foram enviadas 265 mil notificações (informando a freguesia e número de inscrição) para eleitores que, por terem obtido o Cartão de Cidadão, foram inscritos pela primeira vez ou alteraram o seu recenseamento.
Alguns responsáveis ligados à legislação eleitoral reconhecem que é “injusto” o facto de os cidadãos serem obrigados a votar em determinado concelho, assumindo ser “um passo para o fim da liberdade, que é a residência obrigatória”.
Os responsáveis salientam a importância do recenseamento obrigatório aos 18 anos, mas admitem que a obrigatoriedade de votar no local de residência “retira completamente o direito ao voto” no local onde se recensearam.
Um investigador do ISCTE considera esta medida “muito positiva” pois “pode aumentar a participação dos cidadãos”, pois “faz mais sentido que as pessoas votem no local de residência”, visto que, “quando há ligação com a terra, há sempre e não é o facto de votar sempre lá que aumenta a relação afectiva”.
O facto deve-se a que “muitos eleitores que residem longe do seu local de voto não percorrem quilómetros de propósito para votarem nas eleições, sejam elas autárquicas, legislativas ou europeias”.

Ver
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1330360

Sem comentários: