13/08/2009

Projecto de requalificação da Mouraria no âmbito do QREN

A CML e outras quatro entidades contratualizaram, na 3ª fª, a execução de um projecto de requalificação da Mouraria, aprovado no âmbito do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN). O projecto foi aprovado com um investimento total de cerca de 7,6 milhões de euros, dos quais 3,5 são suportados por fundos disponíveis do QREN.
O projecto denominado ‘A Mouraria - as cidades dentro da cidade’ foi desenvolvido pela CML, pela Associação Casa Achada, pela Associação Renovar a Mouraria, a EPUL e o Instituto da Droga e da Toxicodependência.
A arquitecta responsável pelo projecto explicou que o plano procura “a requalificação do espaço público e a valorização do património histórico, porque isso traz pessoas e actividades aos espaços”.
Referindo-se ao nome do projecto, ‘A Mouraria - as cidades dentro da cidade’, a arquitecta explicou que os promotores entenderam demonstrar que “aquela é e foi uma zona inter-cultural. Desde a expulsão dos muçulmanos e hoje com as comunidades imigrantes que lá vivem e funcionam”.
Uma das intenções é “requalificar o património edificado entre o Largo do Caldas e o Largo do Intendente”, fazendo com que “as pessoas passem por uma zona de maior valor histórico do bairro e, assim, tragam actividades económicas para aquela zona”.
A recuperação da planta de características medievais que existe no Bairro da Mouraria também está pensada no projecto, “onde se pensa criar um centro de inovação, onde se poderão fixar micro empresas”.
Está ainda projectada a recuperação de “estruturas identitárias do bairro”, como o Quarteirão dos Lagares, onde “foram levantados vestígios medievais” e existe “um jardim do século XV”, e da Casa de Fado onde cantava a fadista Maria Severa.
As entidades envolvidas têm um ano para desenvolver o projecto e dois anos para o executar. Espera-se que os jovens, os idosos e os toxicodependentes daquele Bairro possam vir a beneficiar de monitorização de Juntas de Freguesia e do Instituto da Droga e da Toxicodependência.

Ver Lusa doc. nº 9997253, 11/08/2009 - 20:10

Sem comentários: