12/09/2009

Consumidores à espera de preços mais baixos nos produtos biológicos

Os produtos biológicos já valem três milhões de euros para algumas lojas de cadeias de hipermercados, “apenas na área alimentar”, mas este tipo de produtos só deixará de ser um nicho de mercado quando os preços descerem para o nível dos produtos convencionais.
No que respeita aos valores pagos, outra cadeia avançou que “os produtos biológicos têm habitualmente um preço 10 a 30% superior aos produtos convencionais”.
Um especialista na área da distribuição, defende que os produtos obtidos através de um modo de produção biológico “são ainda um nicho de mercado”, uma situação que poderá alterar-se quando os valores a pagar baixarem, já que, actualmente, “a diferença de preço [face aos convencionais] ainda é muito grande. Portugal tem cada vez maior oferta nos super e hipermercados, o que prova que há procura”, embora o peso destes produtos no total das vendas seja ainda reduzido.
Quase todos os produtos biológicos agrícolas vendidos em Portugal são de origem nacional, ao contrário do que acontece com os bens transformados que, como é possível constatar em espaços de alguns pequenos supermercados especializados, apresentam marcas essencialmente estrangeiras.
Os principais produtos biológicos comercializados são frutas, vegetais e carne, mas também estão disponíveis produtos de mercearia, como azeite, arroz, bolachas, sumos ou sobremesas, produtos lácteos e seitan ou tofu.
Nalgumas lojas são vendidos produtos biológicos com marca própria, “certificados por uma entidade externa”, senso cerca de 36 referências de carne, frutas e vegetais.
Com mais de mil referências, outro hipermercado regista um “crescimento significativo” do volume de negócios, “acima dos 20&”, como refere um director de Compras.
Fonte afirma que tem cerca de 90 artigos 'bio', em categorias alimentar e de perecíveis, e salienta que “a estreita relação [da empresa] com os seus fornecedores, a compra directa à produção e a garantia de escoamento, no âmbito do Clube dos Produtores da Sonae, têm vindo a criar uma maior acessibilidade a estes produtos”.

Sem comentários: