21/09/2009

Dia Internacional da Paz

A Fundação Pro-Dignitate vai lançar esta 2ª fª, em Lisboa, um abaixo-assinado contra as armas nucleares para comemorar o Dia Internacional da Paz.
O abaixo-assinado foi proposto pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, no âmbito da campanha ‘Temos de Desarmar’, e vai ser lançado a nível mundial, segundo informou um assessor da Pró-Dignitate.
Na mesma ocasião, a Fundação vai apresentar o livro ‘Não às Armas’ que chama a atenção para esta problemática 1.
Recorde-se que na recente Assembleia Municipal de Lisboa, do passado dia 8 de Setembro, o Grupo Municipal do Partido Ecologista “Os Verdes” apresentou e fez aprovar, por Unanimidade, uma Recomendação sobre o Dia Internacional da Paz, na qual apelava aos órgãos do município para que apoiassem e se associassem a quaisquer acções, iniciativas e campanhas em defesa da Paz 2.
“Os Verdes” consideram que se vive num mundo cada vez mais violento e militarizado, em que os conflitos ceifam vidas inocentes em várias regiões do planeta e que esta dramática situação constitui um verdadeiro ataque aos direitos do Homem e dos povos. Consideram, por isso, que é urgente alargar a acção em defesa da paz, contra a guerra, a violência e o desarmamento de todos os cidadãos em parceria com as organizações de paz.
O PEV lembra ainda que o Artigo 7º da Constituição da República Portuguesa, ao consagrar o princípio do respeito dos direitos do homem, dos direitos dos povos, da igualdade entre os Estados e da solução pacífica dos conflitos internacionais, permite que se o dia que hoje se comemora seja assumido como uma prioridade e seja uma excelente ocasião para todos Estados confirmarem a sua inteira disponibilidade e esforços para terminar com os conflituais regionais e mundiais, em prole do próprio futuro da humanidade
Porque sempre defenderam a paz, a coexistência pacífica entre os Estados e o respeito pelos direitos do Homem e das suas liberdades fundamentais, “Os Verdes” associam-se às comemorações que hoje - Dia Internacional da Paz - ocorrem, um pouco por todo o planeta.

1. Ver
http://aeiou.expresso.pt/dia-internacional-da-paz-abaixo-assinado-contra-as-armas-nucleares-lancado-segunda-feira-em-portugal=f536774
2. Ver http://pev.am-lisboa.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=300&Itemid=36

Sem comentários: