30/09/2009

Escolas do ensino básico recolhem resíduos eléctricos e electrónicos

Foram 134 as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico que, no espaço de três meses, recolheram mais de 31 mil quilos de monitores, computadores, ratos, teclados e pequenos electrodomésticos, no âmbito do projecto ‘Geração Depositrão’, da ERP Portugal.
O projecto, cujos resultados foram divulgados ontem, distinguiu as escolas mais criativas em Almada, Vila Real, Oliveira do Bairro, Odivelas e de Dem (Caminha). Além disso, foram distinguidas as escolas que mais resíduos eléctricos e electrónicos recolheram.
Destas, as escolas de Leiria, Viana do Castelo e Castelo Branco foram as que mais resíduos recolheram, tendo entregue 53,88 quilos, 28,84 quilos e 24,33 quilos de resíduos por aluno, respectivamente.
Um dos responsáveis do departamento de comunicação e sensibilização considerou, em comunicado, que as escolas “demonstraram bastante interesse e dinamizaram não só o seu espaço mas também a comunidade envolvente” 1.
A ERP (European Recycling Platform) Portugal obteve licença do Governo para funcionar em Abril de 2006. O projecto pretende introduzir o tema dos resíduos eléctricos e electrónicos no programa escolar, incluindo a recolha destes resíduos através do contentor ‘Depositrão’ 2.

Sem comentários: