13/09/2009

Transportes ferroviários registam redução de passageiros

No segundo trimestre de 2009, registou-se uma redução do número de passageiros que utilizam os transportes públicos. De acordo com os dados recentemente divulgados pelo INE, entre Abril e Junho, houve uma redução de 3,3% do número de passageiros a utilizar o transporte ferroviário, e menos 0,4% a utilizar o metropolitano, face ao período homólogo de 2008.
Segundo o INE, o número de passageiros a viajar de comboio no primeiro semestre foi de 39,1 milhões, sendo a maioria referente à rede suburbana (34,7 milhões). A rede interurbana atraiu 4,4 milhões de passageiros, o que representa um descréscimo homólogo de 1% (ainda assim, menor do que no primeiro trimestre, que foi de 5,2%).
A redução de passageiros nos transportes públicos acompanha o crescimento da importância do transporte individual, reflectido na taxa de motorização: em 2008, estavam em circulação 417 veículos por cada mil habitantes, segundo os dados diponibilizados pela Associação Automóvel de Portugal (Acap).
Há dez anos, em 1998, a taxa era de 298 automóveis por cada mil habitantes. Estes são alguns dados que importa reflectir, numa altura em que se aproxima mais um Dia Europeu sem Carros (22 de Setembro).
Apesar da diminuição no primeiro semestre, o transporte ferroviário tem vindo a registar um aumento do número de passageiros nos últimos anos. De 2004 para 2008 verificou-se um incremento na ordem dos 4%, fixando-se em 2008 nos 158,5 milhões de passageiros. Este número é, porém, inflaccionado em relação aos números da CP – Comboios de Portugal, que refere o transporte de 135,5 milhões de passageiros em 2008.
A CP espera para 2010 “alguma recuperação, mais significativa, caso melhore o cenário de crise verificado no primeiro semestre”. Para essa recuperação pode contribuir “a exploração de novos eixos ferroviários”, bem como outras medidas tomadas pela CP para atrair mais clientes: criação de novos títulos de transporte e a introdução de novos sistemas de bilhética nos serviços urbanos de Lisboa e Porto, mais práticos e articulados com outros modos de transporte público; ofertas comerciais específicas para determinados segmentos; apoio a grandes eventos musicais, desportivos e culturais; campanhas dirigidas ao segmento turístico e jovem.
Os sistemas de metropolitano de Lisboa e Porto transportaram, no segundo trimestre de 2009, 58,3 milhões de passageiros, ou seja, menos 0,4% do que no período homólogo de 2008. Esta quebra foi registada no Metropolitano de Lisboa (ML), já que os 44,9 milhões de passageiros transportados ficaram aquém dos valores de 2008 (45,5 milhões), uma tendência que já se verifica desde 2005, segundo o INE.
Durante o ano passado, o ML transportou 165,8 milhões de passageiros. Para atrair mais clientes, o ML procura “divulgar as suas vantagens enquanto meio de transporte público, seguro, rápido e amigo do ambiente”.
Ao contrário de Lisboa, na ‘Invicta’ os valores de 2009 têm vindo a superar os de 2008: no segundo trimestre, 13,4 milhões de pessoas foram transportadas pelo Metro do Porto (MP), mais 3,3% do que no mesmo período do ano passado. Este “crescimento sustentado e consolidado” leva a que a empresa registe uma taxa de satisfação superior a 75%..

Sem comentários: