21/09/2009

Troca de viagens em transportes públicos por recolha de lixo

Decorre até 3ª fª uma iniciativa de ‘viagens a troco de lixo’, que pretende dar milhares de viagens em transportes públicos em troca de materiais recicláveis para assinalar a Semana Europeia da Mobilidade.
A medida “pretende aliar a promoção da reciclagem de resíduos valorizáveis - as latas, o papel, as embalagens, o vidro - à promoção da utilização dos transportes colectivos”.
As pessoas trocam materiais recicláveis por viagens num dos quatro transportes públicos a operar no concelho: autocarro, metro, barco ou comboio. “Este ano oferecemos ainda um guia dos transportes públicos do concelho, com carreiras, horários e tarifários”.
A troca faz-se com base numa “tabela de ecotrocas, onde está estabelecido a quantas viagens corresponde cada quantidade de lixo”. Assim, por exemplo, “a dez embalagens de metal (latas, embalagens de aerossóis, tabuleiros de alumínio e outras embalagens de metal) equivalem a um título de transporte”.
Um utente de 43 anos apareceu para trocar “cinco quilos de jornais por duas viagens”: “um bilhete para o metro, outro para o barco. É uma ida a Lisboa”. Como utilizador de transportes públicos, considera esta iniciativa “importante” porque “promove hábitos de reciclagem”, tanto mais importantes quanto crescente “o problema do aquecimento global”: “Cada pequena coisa que pudermos reciclar já não é pouco”.
Outra utente de 46 anos entregou “garrafões de lixívia, garrafões de água, garrafas pequenas de água e papelão”. Leva quatro viagens de autocarro, que vão dar-lhe “bastante jeito” 1.
Em que município decorre esta iniciativa? Em Almada. Será que Lisboa estará disponível para lhe seguir o exemplo ecológico?

1. Ver
http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1401574

Sem comentários: