04/10/2009

Dia Mundial do Animal

O Dia Mundial do Animal, celebra-se a 4 de Outubro, desde 1930, em mais de 45 países. Neste dia os homenageados são os pequenos amigos e companheiros animais, que muitas vezes sofrem às mãos humanas.


A Sociedade Protectora dos Animais do Porto e a União Zoófila de Lisboa decidiram comemorar o Dia Mundial do Animal, que se celebra este domingo, com uma iniciativa que passa pela oferta de produtos desparasitantes a quem adoptar um cão. O objectivo visa “sensibilizar para a adopção de cães abandonados e para que estes tenham melhores cuidados de prevenção e manutenção da saúde”.
“O paradigma actual dos direitos dos animais deve ser alvo de uma actualização”, consciencializando “as pessoas de que os direitos dos animais vão muito além da adopção, da correcta alimentação ou do carinho”, salientam ambas as promotoras da iniciativa 1.
A melhor homenagem que se pode prestar a estas inocentes vítimas seria ainda alertar para a tortura massiva que sofrem na actualidade. Os animais têm os seus direitos proclamados pela UNESCO desde 15 de Outubro de 1978, data em que foram registados os direitos dos animais através da aprovação da Declaração Universal dos Direitos do Animal pela UNESCO.
A criação deste dia mundial deve-se a que, em 1929, no Congresso de Protecção Animal em Viena de Áustria, foi declarado o dia da morte de São Francisco de Assis como o Dia Mundial do Animal, por Francisco de Assis ser tão bondoso para com os animais 2.

Sem comentários: