27/01/2011

SOBRE A REPORTAGEM TELEVISIVA DA INTERPELAÇÃO DO PEV NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA, RELATIVA AO TRANSPORTE FERROVIÁRIO

Ontem, por iniciativa do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, ocorreu uma interpelação na Assembleia da República sobre transportes ferroviários, de inegável relevância.

A TVI entendeu não informar os seus telespectadores. A RTP e a SIC, nos seus serviços noticiosos das 20h, passaram uma reportagem sustentada nessa interpelação, onde se podem visualizar e ouvir passagens da intervenção do Ministro António Mendonça e nenhuma, absolutamente nenhuma, do autor da iniciativa: o PEV!

Ou seja, os telespectadores souberam que o Ministro dos Transportes esteve no Parlamento, ouviram a posição do Governo, e só do Governo, mas não ouviram as posições do partido interpelante. Mais, nem sequer ficaram a saber quem era o partido interpelante, porque essa informação não lhes foi prestada!

Esta abordagem, feita pelas televisões, deste debate parlamentar foi por de mais tendenciosa, na omissão e discriminação dos Verdes e do seu trabalho na Assembleia da República, ultrapassando todos os limites. Não se vislumbra critério jornalístico que possa justificar um comportamento desta natureza por parte da RTP e da SIC. Nem se vislumbra, igualmente, qualquer critério ético.

À RTP acresce o facto de estarmos a falar do serviço público de televisão!

O Grupo Parlamentar do PEV endereçou uma reclamação a estes canais de televisão:
• demonstrando a nossa genuína indignação, face ao sucedido;
• solicitando que nos fosse indicada a razão de ser de um comportamento jornalístico desta natureza, bem como o critério que esteve subjacente à construção das reportagens referidas, que omitiram completamente o PEV da sua própria iniciativa parlamentar;
• solicitando uma forma de reparação do erro cometido.

O Grupo Parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes”
27 de janeiro de 2011

Sem comentários: