07/03/2012

"Os Verdes" entregam requerimento sobre a situação das cozinheiras dos refeitórios municipais

O Grupo Municipal do PEV, através da deputada municipal Cláudia Madeira, entregou um requerimento em que solicita informação à autarquia sobre a redução do número de cozinheiras e da falta de condições nos refeitórios municipais.

Requerimento:

Os refeitórios municipais constituem um factor importante para o bem-estar e é um direito adquirido dos trabalhadores do município. Contudo, estes refeitórios têm vindo a apresentar alguns problemas, como a falta de cozinheiras.

De facto, o mapa de pessoal para 2012 define 117 vagas para cozinheiras, o que representa uma redução de 22 vagas comparativamente a 2011. Aliás, tem sido frequente a reivindicação de um reforço do número de cozinheiras.

Importa também ter presente que a tendência será o volume de trabalho aumentar, tal como já tem acontecido nos últimos meses, devido ao aumento da procura, face ao difícil contexto actual.

Considerando que a média de idade das trabalhadoras se situa acima dos 45 anos, sendo fácil perceber os efeitos negativos deste acréscimo de trabalho.

Para agravar ainda a situação, os próprios refeitórios apresentam falta de condições, nomeadamente a ausência de piso anti-derrapante, a falta de luvas e batas, entre outros problemas.

Parece-nos portanto que é urgente resolver estas situações nos refeitórios municipais, criando as condições necessárias às trabalhadoras dos refeitórios, que prestam um serviço indispensável e que não podem permanecer nestas circunstâncias.
Assim, e ao abrigo da al. j) do artº. 12º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, venho por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de me ser facultada a seguinte informação:

1- Qual a razão para ter havido uma redução de 22 vagas para cozinheiras no mapa de pessoal para 2012, comparativamente com o ano anterior?
2- Actualmente, qual o número de cozinheiras que estão a trabalhar nos refeitórios municipais?
3- Quando prevê a Câmara Municipal de Lisboa resolver os problemas de falta de condições e de materiais nos refeitórios municipais?

Assembleia Municipal de Lisboa, 7 de Março de 2012
O Grupo Municipal de “Os Verdes”

Sem comentários: