25/05/2012

Condições de trabalho dos agentes da PSP e encerramento de esquadras em Lisboa preocupam “Os Verdes”


O Grupo Municipal “Os Verdes” entregou na Assembleia Municipal de Lisboa um requerimento sobre as condições de trabalho dos agentes da PSP e encerramento de esquadras em Lisboa.


Com este requerimento, “Os Verdes” pretendem saber qual a posição do executivo sobre a proposta do Ministério da Administração Interna de encerramento de Esquadras de Bairro na cidade de Lisboa; quais as diligências feitas pela CML junto do Ministério da Administração Interna relativamente à necessidade de obras urgentes em diversas esquadras devido à degradação das suas instalações e se a CML já obteve esclarecimentos do Governo em relação à possível transferência do Comando Metropolitano de Lisboa para terrenos cedidos pelo município em Marvila.

REQUERIMENTO

Tem-se constatado na Área Metropolitana de Lisboa, principalmente no concelho de Lisboa, o aumento da criminalidade, a falta de cerca de 1300 agentes de segurança em Lisboa, a deficiente distribuição de efectivos da PSP pela cidade, a existência de cerca de 300 viaturas inoperacionais por falta de manutenção, a falta de tinteiros nas esquadras para emitir certidões de acidentes de viação e a necessidade de obras urgentes nas esquadras devido à degradação das suas instalações.


Na cidade de Lisboa, já se observam os efeitos nefastos da política de desinvestimento por parte dos sucessivos Governos nas forças policiais. A Direcção-Geral de Política de Justiça registou, em 2011, face a 2010, um aumento dos roubos por esticão e dos furtos por carteiristas de 31% e 20%, respectivamente, a subida dos furtos em residências em 13% e a duplicação dos furtos em supermercados, crimes que costumam envolver violência e o uso de armas, originando um maior sentimento de insegurança.


Considerando que as propostas veiculadas pelo actual Governo, nos órgãos de comunicação social, não visam a melhoria das condições de trabalho dos agentes da PSP, apenas consistem no encerramento de cerca de uma dúzia de Esquadras em Lisboa e na criação de Super-Esquadras em detrimento da manutenção das Esquadras de Bairro na cidade, o que traduz uma clara intenção de redução de despesas relacionadas os custos de arrendamento, manutenção e de funcionamento associados às esquadras a encerrar.


Considerando que, segundo a Direcção-Geral de Política de Justiça, o rácio de habitantes por polícia no território nacional é 220 habitantes por polícia, enquanto o rácio nas cinco divisões da PSP na cidade de Lisboa é 436 habitantes por polícia, ou seja é praticamente o dobro da média nacional.


Considerando que decorreu uma reunião de trabalho, no dia 20 de Março de 2012, entre o Ministro da Administração Interna e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, com vista a discutir as Grandes Opções Estratégicas da PSP para o período 2013-2016 e as suas repercussões na cidade de Lisboa.


Assim, e ao abrigo da al. j) do artº. 12º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, venho por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de me ser facultada a seguinte informação:


1 – Qual a posição actual do senhor presidente da Câmara face ao anúncio e à proposta do Ministério da Administração Interna para o encerramento de cerca de uma dúzia de Esquadras de Bairro na cidade de Lisboa?


2 – Que diligências foram feitas pelo executivo camarário junto do Ministério da Administração Interna com vista a colmatar de forma programada os problemas relacionados com a necessidade de obras urgentes em diversas esquadras devido à degradação das suas instalações?


3 – Já obteve esclarecimentos do Governo em relação à possível transferência do Comando Metropolitano de Lisboa para terrenos cedidos pelo município em Marvila?


Requeiro igualmente que me seja facultado:

- O Estudo referente às Grandes Opções Estratégicas da PSP para o período 2013-2016;


O Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal de “Os Verdes” em Lisboa.
Lisboa, 25 de Maio de 2012

Sem comentários: