06/08/2012

“Os Verdes” questionam a Câmara Municipal de Lisboa sobre a recuperação do Chafariz de Benfica

O Grupo Municipal do PEV, através da deputada municipal Cláudia Madeira, entregou na Assembleia Municipal de Lisboa um requerimento em que questiona a autarquia sobre o Chafariz de Benfica que é uma obra decorativa de arte pública, uma referência artística e histórica que está entranhada na memória colectiva de quem vive em Benfica e encontra-se sem água e inoperacional, há já vários anos.

Tendo em conta esta situação e uma vez que em Abril foi aprovada, por unanimidade, na Assembleia Municipal de Lisboa, uma recomendação proposta pelo Grupo Municipal de “Os Verdes”, no sentido da preservação e valorização dos Chafarizes e Fontanários da Cidade de Lisboa por desempenharem um papel fundamental na imagem e na vida da própria cidade, continuando hoje a ser importantes elementos urbanos da imagem de Lisboa, “Os Verdes” pretendem saber através deste requerimento desde quando tem a Câmara Municipal de Lisboa conhecimento da falta de inoperacionalidade do Chafariz de Benfica; a razão para, até ao momento, a autarquia não ter ainda recuperado o referido fontanário e quando prevê a CML proceder à sua reabilitação.

REQUERIMENTO

Na zona histórica da freguesia de Benfica, junto à Estrada de Benfica e perto da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, está localizado o Chafariz de Benfica que fora projectado pelos arquitectos Reinaldo dos Santos e Francisco Cangalhas, tendo sido iniciado a sua construção no século XVIII.

Considerando que o Chafariz de Benfica é uma obra decorativa de arte pública, uma referência artística e histórica que se encontra, inclusivamente, listada no Inventário Municipal do Património da cidade de Lisboa.

Considerando que este monumento tão emblemático está entranhado na memória colectiva de quem vive em Benfica e encontra-se sem água e inoperacional, há já vários anos.

Considerando que em Abril foi aprovada, por unanimidade, na Assembleia Municipal de Lisboa, uma recomendação proposta pelo Grupo Municipal de “Os Verdes”, no sentido da preservação e valorização dos Chafarizes e Fontanários da Cidade de Lisboa”.

Considerando que os chafarizes e fontanários desempenharam um papel fundamental na imagem e na vida da própria cidade, tendo vindo a converter-se em monumentos, continuando hoje a ser importantes elementos urbanos da imagem de Lisboa. 

Perante isto, o Grupo Municipal de “Os Verdes” considera que os Chafarizes e Fontanários devem ser recuperados, preservados e mantidos em boas condições, por serem um testemunho da nossa História, Cultura e Arte. 

Assim, e ao abrigo da al. j) do artº. 12º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, venho por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de me ser facultada a seguinte informação:

1 – Desde quando tem a Câmara Municipal de Lisboa conhecimento da falta de inoperacionalidade do Chafariz de Benfica?

2 – Qual a razão para, até ao momento, a autarquia não ter ainda recuperado o referido Chafariz?

3 – Quando prevê a CML proceder à sua reabilitação?

O Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal de “Os Verdes” em Lisboa.
Lisboa, 06 de Agosto de 2012

Sem comentários: