08/02/2013

«Os Verdes» condenam privatização da água no concelho de Odivelas


A Assembleia Municipal de Odivelas aprovou ontem, com os votos do PS e do PSD, a privatização da água e saneamento do concelho.
   
O Colectivo do Distrito Lisboa do Partido Ecologista “Os Verdes” considera que esta decisão é errada, injusta e que vai lesar gravemente o interesse do município, das populações e dos trabalhadores dos SMAS de Loures,responsáveis pelo fornecimento de água em Odivelas.

Está mais do que provado que com a privatização, o tarifário da água deixará de ter em conta o interesse público e as preocupações sociais com as populações, e ficará dependente do objectivo de obter lucros, em detrimento da qualidade dos serviços e dos direitos dos utentes e dos trabalhadores.

De facto, a entrega da água ao sector privado é um verdadeiro desastre do ponto de vista económico, social e ambiental e é fácil ver qual será o resultado: a água vai sofrer aumentos brutais e um número considerável de trabalhadores dos SMAS serão empurrados para o desemprego.

Por todas estas razões, o Colectivo do Distrito de Lisboa do Partido Ecologista “Os Verdes” repudia veementemente esta decisão de privatização, apontando como alternativa um serviço público de qualidade, ao serviço das populações, com as condições técnicas e humanas dos serviços actuais.

Também por estas razões e perante a ofensiva contra a água pública a nível nacional, assume particular importância a campanha nacional contra a privatização da água que o Partido Ecologista «Os Verdes» lançará brevemente.

“Os Verdes” expressam a sua solidariedade para com os trabalhadores pela luta travada em defesa dos seus postos de trabalho, claramente ameaçados com esta decisão da Câmara Municipal de Odivelas, e pela manutenção de um serviço público de qualidade.

O PEV, reiterando que a água é um bem precioso e um direito humano fundamental, que nunca poderá ser gerido como um negócio, continuará a lutar contra a privatização da água e apela à população para que continue a defender os seus direitos.  

O Colectivo do Distrito de Lisboa do
Partido Ecologista “Os Verdes”

Lisboa, 8 de Fevereiro de 2013



Sem comentários: