04/03/2013

Intervenção de Paula Costa “Os Verdes” Encontro CDU – Cascais, 2 de Março de 2013


Boa Tarde, 
Caros Amigos, Amigas e Companheiros,
Antes de mais gostaria de saudar os membros do Partido Comunista Português, da Intervenção Democrática, de saudar ainda todos os independentes que estão hoje connosco, fortalecendo e dignificando este projeto democrático e unitário a CDU – Coligação Democrática Unitária - reconhecido por aproximar as populações ao poder local democrático, aos seus problemas, de forma participava, aberta, pública, coletiva, procurando sempre melhorar e defender a qualidade de vida no nosso concelho e dos nossos munícipes. 
Prosseguido naturalmente por homens e mulheres que compõem este projeto comum e o reforçam diariamente. No vastíssimo património de propostas e lutas, partilhado de constante diálogo e adaptação, no reforço da democracia participativa, visando o encontro de respostas aos problemas que afetam a nossa sociedade e a nossa região. 
Motivando a participação de todos e de envolver gente disponível, fazendo parte das listas da CDU, seja ela para a sua Assembleia de Freguesia, Assembleia Municipal ou Câmara Municipal; independentemente da sua posição, todos em conjunto são importantes! Porque só assim é possível alargar os laços de participação, de cidadania e reforçar o poder local democrático.
Este ano “Os Verdes” completam 30 Anos de Lutas Ecologistas! 
Sempre empenhados em alertar a opinião pública para os desafios ecológicos, contribuindo para uma sociedade e um país mais justo social e ambiental. Onde não tenha lugar a exploração dos seres vivos, a delapidação de recursos naturais, que negue a concentração de riqueza e a generalização da pobreza, que repudie todas as formas de discriminação social, pela defesa do ambiente, pela garantia abrangente na defesa da qualidade de vida de todos os seres humanos, que inclua uma gestão racional de todos os recursos naturais, garantindo a auto- regeneração da natureza.
Lembramos aqui, uma das nossas recentes campanhas “À Mesa com a Produção Portuguesa”, que pretendeu abordar os problemas da produção alimentar, refletindo com os portugueses a necessidade de consumir produtos de origem local, de se alterar o défice alimentar de Portugal, que representa hoje cerca de 70% das nossas necessidades de consumo. Lembrando ainda, a consequente invasão de produtos geneticamente modificados na nossa cadeia alimentar, que ainda não sabemos quais serão os seus resultados futuros.
 “Os Verdes” vão lançar este mês uma campanha de esclarecimento contra a privatização do setor da água. Porque a água é um recurso escasso, essencial à vida e insubstituível. A água e o saneamento básico são um direito à vida, proclamado e aprovado na Assembleia Geral das Nações Unidas, direito esse que o nosso país corre o risco de não cumprir, se não se travar a intensão desde governo do processo da sua privatização. Neste âmbito “Os Verdes” andaram por aqui… esclarecendo os consumidores de Cascais, e contando desde já com a participação de todos vós.
Repudiamos ainda, a forma como foram abandonados sectores produtivos importantes do nosso país e da nossa economia. Com modelos impostos pelo grande capital económico e financeiro, agravados e aprovados pelos sucessivos governos que nos têm governado ao longo destes últimos 36 anos, a este grande capital apenas interessa conseguir destruir países, autonomias, economias locais, liberdades, e sobretudo conseguir arrastar graves problemas de desigualdade social e de sustentabilidade económica. 
Refletindo-se naturalmente no concelho de Cascais; pela falência diária de micro, pequenas e médias empresas; no aumento do desemprego, no agravando a vida das famílias; na teimosia deste governo e da Troika em aumentar a carga fiscal sobre os trabalhadores e as camadas mais frágeis da sociedade, pelos cortes generalizados nos direitos sociais fundamentais. Privatizando tudo o que dê lucro! Encerrando setores importantes do estado, que colocam em risco a sustentabilidade e a vida das populações, como a saúde, o ensino, o setor das águas, da energia, da gestão e recolha dos RSU’s, dos transportes públicos, etc…
Amigos,
Viver no Concelho de Cascais, não é sinónimo de qualidade de vida!
Bem pelo contrário!
O nosso Concelho vive hoje caraterizado por graves assimetrias sociais e de ordenamento territorial; pela falta de reabilitação urbana, pela inexistência de políticas de valorização e preservação das zonas urbanas, no desrespeito pelas características arquitetónicas e pelo espaço público envolvente. Pela falta de acesso à saúde, por sermos recordistas na falta de transportes e de serviços públicos competentes. Que fomenta o uso do transporte privado em desfavor do transporte público, que valoriza a betonização do concelho e que consegue contribuir desmesuradamente para o aumento das emissões de CO2 no planeta. Por conseguir ter uma linha férrea caduca, que sofre há décadas por falta de um investimento público, que vive de descarrilamentos e de supressão diária de comboios, em que a CP finalmente assume a falta de material circulante, com a corresponsabilidade desde Governo e das autarquias, que teimam em desvalorizar a reabilitação, a rentabilidade e a sua modernização, acenando assim à sua privatização como se isso fosse a melhor solução para os utentes da linha. 
No setor das águas e dos resíduos, temos assistido à informação e desmascaramento do mau funcionamento e gestão destas unidades, com práticas socialmente injustas de prestação de serviços e de tarifários, por parte das Empresa Águas de Cascais e da Tratolixo.
Entretanto continuamos à espera de notícias da retirada das 150 000 mil toneladas de resíduos depósitos em Trajouce, (durante 10 anos sem qualquer tratamento) cujas análises aos solos e aos lençóis freáticos terão apresentado valores de contaminação superiores aos admissíveis.
Aguardamos… Não! Porque não?!
 - Porque vamos continuar a lutar com as populações, ouvindo-as, convidando-as a participar na valorização no nosso concelho, pela construção e elaboração de um verdadeiro projeto de gestão, alternativo de mudança sustentável; claro está, só possível com a participação de todos nós, reforçando e afirmando a CDU. 
Tal como nos debatemos e estivemos com as populações, contra um dos maiores ataques preconizados ao Poder Local Democrático, conquistado com a revolução de Abril; digo: - a famigerada lei da extinção de freguesias! a Lei dos Compromissos; a Lei das Finanças Locais; a Lei das competências; o novo Regime Jurídico do setor Empresarial do Estado; - que nos merecem uma rejeição e uma atenção redobrada. 
Por fim, precisamos agregar esforços e vozes na luta contra estas políticas desastrosas que, estão a arruinar o país do ponto de vista económico, social e ambiental.
Foi com Abril, que nasceu o Poder Local Democrático!
Foi com Abril que o Povo saiu à rua! 
Que se cante a Grândola Vila Morena pelas aldeias, vilas e cidades desde nosso país, neste nosso concelho.
Viva a CDU de Cascais!

Sem comentários: