09/04/2013

12 de Abril: Parlamento discute iniciativa de “Os Verdes” que defende continuidade do funcionamento da Maternidade Alfredo da Costa



O Grupo Parlamentar “Os Verdes” entregou na Assembleia da República um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo o não encerramento da Maternidade Alfredo da Costa (MAC).

Com 80 anos de funcionamento, a MAC é reconhecida e distinguida pelo seu nível de diferenciação e excelência. É a maior unidade do país de assistência médica perinatal e de saúde da mulher, tendo desenvolvido importantes especializações e valências, sendo igualmente uma referência, nos planos nacional e internacional, nesta área.

Os profissionais, os utentes e a população em geral, têm protestado contra o encerramento da MAC e a Assembleia Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia de São Sebastião da Pedreira também se juntaram à contestação, tendo aprovado recomendações e moções no sentido do não encerramento da instituição.

“Os Verdes” consideram que o encerramento da MAC, que o Governo pretende levar a cabo, se trata de uma decisão sem quaisquer fundamentos técnicos, que serve apenas interesses privados e que constitui um golpe imobiliário, colocando em risco centenas de postos de trabalho e revelando um completo desrespeito pelos trabalhadores, pelos utentes e pela população. Esta é uma decisão inaceitável, infundada e imprudente, que trará consequências altamente prejudiciais do ponto de vista da diferenciação dos cuidados prestados, das especialidades disponíveis, da condição dos profissionais envolvidos, e dos interesses, estabilidade e segurança das grávidas, dos recém-nascidos e suas famílias.

É com o intuito de contribuir para a salvaguarda da MAC, indispensável na assistência materno-infantil em Portugal, que o PEV entregou o Projeto de Resolução em causa, uma iniciativa que será discutida na Assembleia da República na próxima sexta-feira, dia 12 de Abril.

Consultar Projeto de Resolução aqui


O Grupo Parlamentar “Os Verdes”
Lisboa, 9 de Abril de 2013

Sem comentários: