06/05/2013

Intervenção de Cláudia Madeira «Os Verdes» na apresentação dos cabeças de lista da CDU a Vila Franca de Xira



Almoço-convívio de apresentação candidatos CDU Vila Franca de Xira
5 Maio 2013 - Castanheira do Ribatejo

Boa tarde Companheiros e amigos,

Em nome do Partido Ecologista «Os Verdes», saúdo o Partido Comunista Português e a Associação Intervenção Democrática, nossos parceiros na Coligação Democrática Unitária, e saúdo também todos os independentes, todos os homens e mulheres que estão connosco neste grande colectivo de lutas que é a CDU.  

Queria também fazer um agradecimento especial à Associação de Promoção Social e a todas as pessoas que tornaram possível este almoço-convívio.

Estamos hoje neste acto da CDU, que é mais um passo no arranque para as eleições autárquicas que vamos ter este ano, e que vão decorrer num momento crítico, em que o país atravessa sérias dificuldades.
Mas também em que a CDU tem, mais do que nunca, responsabilidade de mostrar que não está tudo perdido, longe disso, e que há alternativas. Alternativas que não interessam a quem quer agradar aos grandes grupos económicos, é certo, mas há. E essa alternativa é a CDU.

Até agora, temos estado a ser governados por um governo que segue instruções externas e que tem como objectivo destruir o país e os nossos direitos. 

Argumentam com a mentira do costume e dizem que as medidas são inevitáveis. Mas essas medidas são sempre para os mesmos e são completamente contrárias ao que é necessário para recuperar o país, que é a estabilização social, a criação de emprego e o desenvolvimento das economias locais.  Ou seja, o contrário do que sido feito e anunciado, como ficou bem visível no discurso do Primeiro-Ministro na passada Sexta-feira, assim como em todas as medidas e discursos deste governo, sem excepção. 
A palavra de ordem tem sido: cortar, cortar cegamente e cortar a qualquer custo.
Ao que nós dizemos: Chega! Basta de austeridade, basta de cortes e basta deste governo.

Continuamos a assistir a um ataque constante às funções sociais do Estado, como se fossem as responsáveis pelo país estar como está; quando todos sabemos que foram as políticas erradas do PSD, PS e CDS que nos conduziram a esta situação. 

Basta olharmos à nossa volta e o resultado aí está: este caminho não nos levou, nem leva a lado nenhum. É um erro e já deu mais do que provas de que não funciona.

Hoje, companheiros e amigos, os direitos são postos em causa: o direito à saúde, o direito à educação, o direito à mobilidade, o direito à água, ao trabalho. As privatizações aparecem umas atrás das outras, é no sector dos transportes, da energia, da saúde, da água.
E, se não pusermos um travão nisto, a intenção deles é continuar com as privatizações.

Este Governo é incapaz de pôr o país a andar para a frente, está desacreditado e não tem legitimidade para continuar.

É hora do governo ir embora e de se voltar a dar a palavra ao povo. Só assim se vai encontrar uma solução governativa com uma política diferente.

Já ninguém tem dúvidas: temos um governo que não governa para os portugueses, que não zela pelos direitos do povo, só governa para alguns, e de acordo com os seus interesses. Também por causa desta situação, é exigido muito mais às autarquias, que são um dos pilares mais fortes em que assenta a nossa democracia. 

Exactamente por isso, o governo e a troika lhes têm tanta aversão e as têm sujeitado a um verdadeiro massacre, através de leis que afectam a sua capacidade de gestão, que têm impactos gravosos para as populações, e são uma clara violação da autonomia do Poder Local Democrático consagrado na Constituição da República Portuguesa.

A CDU esteve, e está, sempre na linha da frente, a combater estas medidas.

O Trabalho, a Honestidade e a Competência são marcas que caracterizam, desde sempre, a gestão CDU e a acção dos nossos eleitos. 
Os eleitos da CDU, em maioria ou em minoria nos órgãos autárquicos fazem um trabalho que é reconhecido pelas populações e que prestigia o poder local.

Porque é na CDU que estão os autarcas capazes de defenderem o seu concelho e as suas freguesias. 

Os candidatos aqui hoje apresentados, pela sua experiência, capacidade e vontade de fazer mais e melhor, são as pessoas certas, que nos dão a garantia de que, principalmente num cenário muito complicado, com a dedicação e com o apoio de todos nós, são a alternativa para encontrar as soluções que defendem os interesses de Vila Franca de Xira. 
Estes candidatos, em conjunto com todos os outros candidatos que integrarão as listas da CDU são, sem dúvida, uma grande mais-valia para o concelho.

E a CDU em Vila Franca de Xira tem contribuído, e sempre contribuiu, para o desenvolvimento do Concelho, para a qualidade de vida da população, e para uma efectiva sustentabilidade ambiental, social e económica.

A presença da CDU nos órgãos autárquicos tem permitido, por um lado, propor medidas para melhorar a qualidade de vida das pessoas, e por outro, combater algumas medidas que iriam prejudicar ainda mais o concelho.

Conhecemos a realidade do concelho, de cada freguesia, e sabemos que Vila Franca de Xira tem muitos problemas por resolver, porque a Câmara não quis resolver ou porque a sua resolução nunca passou de meras promessas eleitorais. O concelho está empobrecido e desvalorizado, a qualidade de vida decresce, as questões ambientais são desrespeitadas, ignoram-se as regras de ocupação dos solos, e as prioridades estão trocadas.

Mas, apesar destes problemas, que podem ser resolvidos, e serão com a CDU, Vila Franca tem um grande potencial que está nas pessoas que vivem e trabalham no concelho e, para elas, um grande voto de confiança de que as suas vidas vão mudar, basta acreditarem em si, nos nossos candidatos e na CDU.

Na CDU, ouvimos as pessoas, as associações, as colectividades, as forças vivas do concelho.

Uma coisa é certa, o nosso trabalho, o trabalho da CDU em Vila Franca de Xira contribuirá, com toda a certeza, para que se construa uma sociedade melhor, mais justa, mais desenvolvida, mais solidária, e mais sustentável.

Por isso, amigos, é importante reforçar a CDU.
Ter mais CDU é ter mais democracia, mais qualidade de vida e mais desenvolvimento.
Sabemos que o momento é difícil, mas é nestas alturas que temos de levantar ainda mais alto a nossa voz, a voz da verdadeira alternativa de esquerda.


Companheiros,
«Os Verdes»  reafirmam o seu empenho nesta luta e no reforço do projecto da CDU.
Teremos mais um desafio eleitoral que vamos enfrentar, juntos, com muita confiança e que será uma oportunidade para crescermos em Vila Franca de Xira, na Câmara, na Assembleia e nas freguesias. E, para isso, o contributo de cada um de nós é imprescindível, porque Vila Franca precisa de mais CDU e pode sempre contar com a CDU!
Viva Vila Franca de Xira!
Viva a CDU!

Sem comentários: