09/10/2013

Assembleia Municipal de Lisboa: Intervenção de final do mandato 2009/2013


Boa tarde
Muito obrigada
Sra Presidente, Srs Secretários,
Sr Presidente em exercício, Srs Vereadores e Srs Deputados Municipais

Nesta reunião da Assembleia Municipal que marca o fim deste mandato, em nome do Grupo Municipal de «Os Verdes», queria aqui deixar algumas notas:
Em primeiro lugar, dirijo uma palavra à Senhora Presidente da Assembleia Municipal, sublinhando a dedicação, a cortesia e a forma como conduziu os trabalhos, procurando a melhor forma de resolver as situações, nas mais variadas circunstâncias, nem sempre fáceis, e a forma como sempre procurou dinamizar a actividade desta Assembleia.
Em nome dos Verdes, queria deixar também uma palavra de profunda gratidão e uma saudação a todos os funcionários desta casa, que sempre estiveram disponíveis, e a todos os trabalhadores municipais, que são, sem dúvida, peças indispensáveis para que as coisas funcionem bem.
Numa época tão difícil e atribulada, a todos eles, expressamos a nossa solidariedade, reconhecimento e gratidão.
Naturalmente, queria deixar uma saudação a todos os deputados municipais, aos que vão continuar e aos que terminam aqui esta jornada, a todos os que, durante estes quatro anos partilharam connosco ideias, discussões e opiniões. Apesar da forma diferente de, muitas vezes, vermos as situações, o debate foi feito de forma democrática, enriquecendo e aprofundando a discussão dos assuntos.
Ao longo destes quatro anos conhecemos, interviemos, votámos e decidimos sobre as mais diversas matérias de relevo para a nossa cidade. Tivemos nas nossas mãos a decisão de muitos assuntos, e a oportunidade de fazermos mais e melhor por Lisboa.
Infelizmente, na nossa perspectiva, nem sempre prevaleceu o interesse da cidade e, por opções políticas, nem sempre se aproveitou a oportunidade de termos uma cidade melhor e mais próxima das pessoas.
Este mandato foi um mandato complexo, peculiar, muito preenchido, com a discussão de temas estruturantes para a cidade.
Chegamos ao fim com muitas propostas aprovadas, muitas delas nas quais não nos revemos nem nos identificamos, razão pela qual nos opusemos, por considerarmos não serem benéficas para a cidade. Falo por exemplo do PDM, da reestruturação de serviços, da reorganização administrativa, entre outras.
Muito do que foi anunciado não foi feito. E muito do que foi feito serviu outros interesses que não os dos lisboetas.
Tendo em conta a situação particular e difícil que se vive hoje em dia, seria de esperar que a CML tivesse outra postura e criasse condições para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Mas não foi a isso que assistimos.
Tentámos sempre, e em cada um dos assuntos, defender os interesses das populações. Várias vezes não concordámos com as opções apresentadas, mas procurámos sempre apresentar alternativas sustentáveis.
Sempre encarámos a Assembleia Municipal, não como uma bengala ou extensão da Câmara Municipal, que serve apenas para votar propostas, mas como um órgão com vida própria, capaz de promover iniciativas, dinamizar comissões e incentivar discussões sobre temas importantes para o município.
Consideramos positivo que ao longo deste mandato se tenha trabalhado em conjunto para se conseguir criar esta dinâmica e esta actividade dentro da AML.
Não queremos deixar de referir, tal como o fizemos várias vezes ao longo do mandato que agora termina, a relação do executivo municipal para com esta Assembleia, que se caracterizou frequentemente por um total desprezo e falta de consideração, devido à falta de respostas e à não implementação de medidas aprovadas, e muitas vezes aprovadas por unanimidade.
O PEV, mesmo tendo apenas um membro nesta Assembleia Municipal, procurou sempre trazer assuntos de interesse para a população, e terminamos o mandato como o iniciámos: de consciência tranquila, e com a certeza de termos feito o nosso melhor para a cidade.
Votámos a favor de propostas positivas para a cidade, e votámos contra tudo o que seria prejudicial, e assim continuaremos no próximo mandato. Respeitando e dignificando sempre que votou em nós, e trabalhando na resolução dos problemas da cidade.
De futuro, esperamos que a relação do executivo com esta casa seja mais estreita e merecedora de mais consideração, que os documentos aprovados sejam tidos em conta, pois na sua grande maioria, com certeza contribuirão significativamente para a melhoria das condições de vida dos lisboetas.
Esperamos que esta Assembleia Municipal seja ainda mais aberta, dinâmica e próxima das pessoas, e que represente com dignidade os eleitores.
Uma última palavra para saudar todos os que foram eleitos nas eleições de 29 de Setembro e que farão parte da nova composição da Assembleia Municipal de Lisboa, respeitando e dignificando o poder local e contribuindo para a construção de uma cidade melhor.
 Da parte de «Os Verdes», continuaremos a trazer propostas que reafirmam os valores e princípios ecologistas, contribuindo para um verdadeiro desenvolvimento sustentável na cidade.          

Termino deixando votos de agradecimento a todos e a todas pelo trabalho e partilha que houve ao longo deste mandato e votos de bom trabalho em defesa de Lisboa e dos lisboetas.            

O Grupo Municipal de «Os Verdes»    
8 de Outubro de 2013

Sem comentários: