13/02/2014

O futuro da Colina de Santana passa pela saúde!

13-02-2014
Diário Notícias
OPINIÃO 

O futuro da Colina de Santana passa pela saúde! 

CLÁUDIA MADEIRA Deputada municipal de 'Os Verdes' 

Lisboa está mal de saúde, como sabemos, e a Colina de Santana tem obrigatoriamente de fazer parte da solução para este problema e nunca contribuir para o agravar. 

Muito se tem falado na Colina de Santana e é positivo que esta discussão se aprofunde e seja cada vez mais participada. Para isso é importante esclarecer que a única alternativa não é a que foi mandada para cima da mesa e que resulta de mais uma negociata entre o Governo e a Estamo, com o aval da autarquia, que tentou evitar e esvaziar a discussão pública. 

A Colina de Santana precisa de ser regenerada e reabilitada? Obviamente. Mas sempre no sentido de ser criada uma oportunidade para resolver os problemas existentes, mantendo serviços de saúde para as populações, com base numa estratégia de saúde para a cidade, e valorizando o seu rico património, identidade e memória. E isso não passa pelos projetos apresentados, que visam destruir quase dois séculos e meio de prática de medicina para construir hotéis, condomínios e áreas comerciais, nem pela forma como foi conduzido este processo. 

A verdade é que o executivo municipal apenas deu, aparentemente, um passo atrás, devido à mobilização e contestação da população. Também é preciso dizer que isto só sucedeu porque estávamos em período pré-eleitoral. Caso contrário, o mais certo seria os projetos já estarem viabilizados e em curso. 

Como pode António Costa querer repovoar e valorizar a cidade se há serviços fundamentais a encerrar que tomam Lisboa mais vazia e pobre? Apesar do aparente recuo e do debate que tem sido feito no seio da Assembleia Municipal de Lisboa, que é fundamental, e onde tem sido notória a contestação por parte de profissionais de saúde e da população em geral, a ameaça de destruição desta Colina não desapareceu. 

É, pois, imprescindível continuar a defender a saúde na Colina de Santana e as populações.

Sem comentários: