21/02/2014

“Os Verdes” querem explicações sobre nova reestruturação na Carris - Lisboa

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Economia, sobre o novo plano de reestruturação da Carris, em Lisboa, com eventual supressão de carreiras e horários. 
   
PERGUNTA:  
   
Para a criação de uma cidade sustentável é fundamental uma rede de transportes públicos que sirva os cidadãos, com qualidade, com preços socialmente justos, que promova o abandono do transporte individual, que contribua para uma menor dependência dos produtos petrolíferos e para uma melhoria da qualidade ambiental. 

Segundo informações recolhidas, a administração da Carris está a preparar uma nova reestruturação de carreiras, em virtude do número de motoristas poder ser considerado de serviço mínimo, pois são 2,2 motoristas por autocarro, e com o intuito da privatização ou concessão da empresa. Verificando os números, a carris tem necessidade de contratar motoristas, não de suprimir carreiras ou parte de percursos. Esta situação, a concretizar-se, será mais um ataque ao direito dos cidadãos à mobilidade, à cidade de Lisboa e ao ambiente.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª a Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte pergunta, para que o Ministério da Economia possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1 – Confirma o Governo que está em curso um plano de reestruturação de carreiras, por parte da Carris, na cidade de Lisboa?
2 – Em caso afirmativo, que carreiras e que partes de percurso serão suprimidos?
3 – Confirma Governo que a administração da Carris está a preparar um despedimento coletivo relativamente aos funcionários administrativos?

O Grupo Parlamentar “Os Verdes”,
O Gabinete de Imprensa de “Os Verdes”
(T: 213919 642 - F: 213 917 424 – TM: 917 462 769 -  imprensa.verdes@pev.parlamento.pt)
Lisboa, 22 de Fevereiro de 2014

Sem comentários: