18/11/2014

“Os Verdes” denunciam a superficialidade do 2º relatório sobre a reforma administrativa de Lisboa



Em relação ao 1º relatório de monitorização sobre o processo da Reforma Administrativa de Lisboa, o Grupo Municipal do Partido Ecologista “Os Verdes” já tinha alertado para o facto de não passar de uma mera abordagem de carácter sociológico, omitindo a realidade do “estado da arte” dos meios e recursos transitados.

O 2º relatório agora apresentado é igualmente omisso sobre a transição dos equipamentos colectivos transferidos e sobre as insuficiências e mau estado de conservação do material recebido pelas freguesias.

Constata-se ainda que alguns executivos de Juntas aprovaram entretanto novas tabelas de preços, tendo, em alguns casos, aumentado as tarifas de forma considerável, havendo taxas diferenciadas ao nível das freguesias para a utilização dos mesmos serviços públicos.

Quanto aos recursos humanos transferidos, “Os Verdes” salientam que em nenhuma fase do processo tenham sido efectuadas audições sobre os níveis de satisfação laboral, nem sequer ouvidos os munícipes.

Por outro lado, algumas Juntas de Freguesia denotam importantes lacunas de pessoal, tendo recorrido a contratações de serviços externos para as mais diversas necessidades, incrementando, assim, os recibos verdes e os ‘outsourcings’.

“Os Verdes”, que sempre alertaram para as fragilidades deste processo, denunciam que este 2º Relatório não vem corrigir as deficiências já anteriormente detectadas, sendo por isso superficial.

Solicita-se aos órgãos de comunicação social que procedam à divulgação deste comunicado.
Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal de Lisboa de “Os Verdes”.
Lisboa, 18 de Novembro de 2014

Sem comentários: