17/03/2015

«Os Verdes» voltam a contestar a concessão de espaços em Monsanto mas PS em Lisboa está determinado a devastar o Parque Florestal



PEV voltou a contestar a decisão da CML de concessionar à empresa MCO II vários espaços e equipamentos do Parque Florestal de Monsanto para a instalação de equipamentos hoteleiros e de restauração, podendo essa concessão chegar a 55 anos.

«Os Verdes» confrontaram o executivo com os perigos desta concessão mas o PS na CML e na AML está decidido a devastar o Parque Florestal de Monsanto:

- Em vez dos espaços de lazer e desportivos que existem actualmente e que podem ser acedidos e usufruídos por todos, passará a haver unidades hoteleiras, restaurantes, esplanadas e tendas de lona para eventos, só para alguns.

- O executivo não explica como vai ser possível compatibilizar o acesso e usufruto públicos com os novos equipamentos previstos privatizar ou subconcessionar, além de estarmos perante uma contradição, pois o que o vereador dos espaços verdes diz, contraria o que foi contratualizado com a empresa MCOII.

 - Esta decisão da autarquia contraria tudo o que tem sido aprovado na assembleia no sentido da protecção e preservação de Monsanto, demonstrando um claro desrespeito, não só por Monsanto mas também por esta instituição.

- Recentemente «Os Verde» propuseram, através de uma recomendação, condenar esta decisão da Câmara de concessionar os espaços públicos do Parque Florestal de Monsanto e esse ponto foi chumbado mostrando claramente qual é o entendimento da maioria sobre o que deve ser feito em Monsanto e de que lado está o executivo.

- É ainda de criticar o facto de, mais uma vez, estes projectos terem sido desenvolvidos no maior secretismo, sem sequer auscultar entidades envolvidas na defesa do Parque.

«Os Verdes» tentaram ainda obter esclarecimentos por parte do  executivo no sentido de saber se a proposta da Câmara vai ao encontro do que está previsto no Plano de Ordenamento e Requalificação de Monsanto, documento que o executivo se recusa a enviar ao PEV.

Solicita-se aos órgãos de comunicação social que procedam à divulgação deste comunicado. 
Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal de Lisboa de “Os Verdes”. 
Lisboa, 10 de Março de 2015

Sem comentários: