11/05/2015

“Os Verdes” questionam a CML sobre a poda radical de árvores na Avenida Guerra Junqueiro

O Grupo Municipal do Partido Ecologista «Os Verdes» teve conhecimento, através de várias denúncias, de podas drásticas de 53 freixos, aparentemente saudáveis, na Avenida Guerra Junqueiro, situação que está a criar alguma perplexidade e indignação junto da população, por desconhecerem as razões dessa poda nesta altura do ano. 
   
PEV pretende que a CML esclareça quais as razões que levaram à poda destas árvores nesta altura do ano, quantos exemplares irão ainda ser abatidos e quando irá decorrer essa operação de abate e se a autarquia forneceu as informações devidas aos moradores sobre a forma de proceder à consulta da documentação técnica que fundamentava estas intervenções de arboricultura urbana.  
   
«Os Verdes» requereram ainda o projecto de intervenção na Avenida Guerra Junqueiro, bem como o parecer vinculativo do Laboratório de Patologia Vegetal Veríssimo de Almeida.

REQUERIMENTO

O Grupo Municipal do Partido Ecologista «Os Verdes» recebeu várias denúncias de moradores, comerciantes e transeuntes sobre a poda drástica de 53 árvores de grande porte levado a cabo, na semana passada, na Avenida Guerra Junqueiro, na freguesia de Areeiro, situação que está a criar grande perplexidade e indignação junto da população, por desconhecerem as razões desta poda e do previsível abate de 22 freixos que irá ocorrer no final do Verão.

Dando seguimento a esta denúncia, «Os Verdes» deslocaram-se ao local, onde puderam verificar que vários troncos de grandes dimensões das árvores, aparentemente saudáveis, foram cortados, nalguns casos apenas tendo ficado o tronco nu sem nenhuma folha, o que pode comprometer a capacidade de cicatrização destes freixos e torná-los vulneráveis a doenças, sobretudo nesta altura do ano.

Procedeu-se à afixação de um aviso nos troncos das árvores a informar que o estacionamento no local estaria condicionado porque iam “ser podadas árvores que por motivos estruturais põem em causa a segurança de pessoas e bens“ sem informar da documentação técnica que justificava a necessidade de poda e o abate de 22 freixos na Avenida Guerra Junqueiro, a qual devia poder ser consultada publicamente, o que revela a escassez de informação prestada e a transparência desta intervenção.

Assim, ao abrigo da al. j) do artº. 15º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, vimos por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de nos ser facultada a seguinte informação:

1. Quais as razões que levaram à poda drástica de diversas árvores na Avenida Guerra Junqueiro nesta altura do ano?
2. Quantos exemplares e de que espécies irão ser abatidos?
3. Quando irá decorrer essa operação de abate?
4. Forneceram as entidades competentes informações sobre a forma de proceder à consulta da documentação técnica que fundamentava estas intervenções a desenvolver na Avenida Guerra Junqueiro aos moradores e comerciantes?

Requer-se ainda, nos termos regimentais aplicáveis, que nos sejam igualmente facultados:

- O projecto de intervenção na Avenida Guerra Junqueiro;
- E o parecer vinculativo do Laboratório de Patologia Vegetal Veríssimo de Almeida para a área objecto de intervenções de arboricultura urbana.

Solicita-se aos órgãos de comunicação social que procedam à divulgação deste comunicado.
Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal de Lisboa de “Os Verdes”.
Lisboa, 11 de Maio de 2015

Sem comentários: