07/07/2015

Intervenção do PEV sobre a Proposta nº 397/2015 - Contrato programa com a SRU, na Assembleia Municipal de Lisboa de 07 de Julho de 2015

 

 
A proposta nº 397/2015 que agora discutimos prevê submeter à aprovação desta Assembleia um contrato-programa a celebrar entre o Município e a SRU para a realização de um conjunto de intervenções em Lisboa, com particular incidência na zona oriental da cidade.

«Os Verdes» entendem que estas intervenções deviam ser desenvolvidas pela Câmara Municipal de Lisboa, por se enquadrarem na esfera das suas competências próprias.

É sabido que, desde a criação de SRU`s em Lisboa, «Os Verdes» manifestaram a sua discordância relativamente às competências que lhe foram atribuídas pela Câmara, nomeadamente no domínio da gestão urbanística, de processos de licenciamentos e expropriações, lançamento de empreitadas e fiscalização de obras, bem como discordamos da sua existência jurídica.

O facto de se delegar estas competências próprias do município nas Sociedades de Reabilitação Urbana, denota uma manifesta incapacidade do executivo camarário em concretizar os processos de reabilitação urbana que lhe cabem por lei. Portanto não se trata obviamente de pôr em causa o trabalho desenvolvido pelos técnicos desta empresa municipal, trata-se sim de uma questão de princípio, por sermos contra a existência de SRU`s para procederem à reabilitação de edifícios e à reabilitação de espaços públicos na cidade de Lisboa, enquanto a Câmara se demite e desresponsabiliza das suas competências.
 
São estas as razões que nos farão votar contra a presente proposta.

Cláudia Madeira
Grupo Municipal de “Os Verdes

Sem comentários: