17/11/2015

Recomendação - “Requalificação do Largo de São Sebastião da Pedreira”


 
As primeiras construções na Rua e Largo de São Sebastião da Pedreira datam de meados do século XVI, constituindo já à época uma das saídas da cidade de Lisboa, por ser uma via de continuação da Rua de Santa Marta. No local existiu o palácio do Provedor dos Armazéns, obra do arquitecto francês Fernando Larre, que o construiu inicialmente para habitação própria em 1730.

Em 1860, o comerciante José Maria Eugénio de Almeida adquiriu esse palácio, mandando derrubar uma série de edifícios em redor, de modo a alargar o Largo de São Sebastião da Pedreira e dar outra visibilidade ao seu palácio. Mais tarde seria adquirido pelo Estado ao Conde de Vilalva para servir de Quartel-General do Governo Militar de Lisboa e onde ainda hoje funciona a sede do Quartel-General do Exército. A seu lado situa-se o Palácio de Sá da Bandeira, outro dos belos edifícios lisboetas e no gaveto entre o Largo de São Sebastião da Pedreira e a Rua Dr. António Cândido encontra-se um outro bloco de edifícios de três pisos, com os números 46 a 53, correspondentes a antigas vilas operárias hoje recuperadas, de planta rectangular, construídos no início do século XIX.

Assim, considerando que os edifícios envolventes ao Largo de São Sebastião da Pedreira constituem testemunhos marcantes da evolução histórica da cidade, bem como a necessidade e pertinência de se proceder à requalificação deste espaço público, de modo a definir-lhe uma nova microcentralidade que o consagre como local de excelência para ponto de encontro, estadia e actividades lúdicas.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta dos eleitos do Partido Ecologista “Os Verdes”, recomendar à Câmara Municipal de Lisboa que:

1 - Promova um projecto de requalificação para o Largo de São Sebastião da Pedreira, salvaguardando a traça histórica e turística do local.

2 - Pondere implementar uma melhor arborização do Largo, bem como medidas de reordenamento e de acalmia de tráfego que melhorem a segurança da mobilidade pedonal e potenciem a vivência local.

3 - Envolva nesse processo os órgãos locais do Município e a população residente, promovendo a atempada apresentação pública do projecto a desenvolver.

Assembleia Municipal de Lisboa, 17 de Novembro de 2015

O Grupo Municipal de “Os Verdes

 
Cláudia Madeira                                                        J. L. Sobreda Antunes

Sem comentários: