17/11/2015

Saudação - “130º Aniversário do Ascensor da Glória”


 
"Desde este lugar sem história
              Até um lugar na história
              Vão apenas dois minutos
              No elevador da glória".

  Rádio Macau
 

O Elevador da Glória, inaugurado a 24 de Outubro de 1885, foi construído pelo engenheiro português de origem francesa, Raoul Mesnier du Ponsard, por iniciativa da Nova Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa, depois de a Câmara Municipal de Lisboa ter aprovado, em 1875, a instalação particular de um transporte em plano inclinado no local. Há 130 anos que dois elevadores têm feito o percurso de 275 metros da Calçada da Glória nos sentidos ascendente e descendente, entre os Restauradores e o Bairro Alto.

O ascensor que hoje faz este percurso é semelhante ao utilizado na altura da electrificação, em 1914. Quando foi inaugurado, em 1885, funcionava com depósitos de água, que, graviticamente, faziam descer um dos ascensores e subir o outro, e a cabine tinha dois pisos, sendo que o superior não tinha cobertura. Posteriormente chegou a ter um motor a vapor, até ter sido electrificado. Até finais do século XIX, durante as viagens nocturnas, a iluminação dentro da cabine era feita com velas.

Actualmente, o Elevador da Glória é muito utilizado por turistas que vêem na sua antiguidade um dos seus pontos de atracção, sendo também muito utilizado por moradores e utentes de equipamentos e serviços naquela zona da cidade. É, por isso, o ascensor mais movimentado da cidade de Lisboa, estando classificado como Monumento Nacional desde Fevereiro de 2002.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta dos eleitos do Partido Ecologista Os Verdes:

1 - Saudar o 130º Aniversário do Elevador da Glória.

2 - Enviar a presente saudação à Transportes de Lisboa - Companhia Carris de Ferro de Lisboa S.A. e à Fectrans.

Assembleia Municipal de Lisboa, 17 de Novembro de 2015

O Grupo Municipal de “Os Verdes
 

Cláudia Madeira                                                        J. L. Sobreda Antunes

Sem comentários: