17/11/2015

Saudação - “Ao Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa pelos excelentes resultados obtidos no Campeonato de Trauma e Salvamento do Mundo 2015”


 
Os Bombeiros desenvolvem um trabalho exemplar em prol do país, arriscando a própria vida para salvarem pessoas e bens, muitas vezes com parcas condições de trabalho, desempenhando corajosamente inúmeras tarefas humanitárias em benefício dos cidadãos. Por isso, o seu trabalho tem sido fundamental para minimizar os riscos e salvar bens e as próprias populações.

O Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa (RSB) é a maior unidade de bombeiros de Portugal, pelo que, para que possa oferecer à cidade um serviço de excelência, devem-lhes ser garantidas condições de trabalho dignas e adequadas, por exemplo, através do reforço do número de efectivos, de um forte investimento na formação e valorização de todo o pessoal e na aquisição de meios necessários. Desta forma poderá ser garantida uma diminuição dos acidentes profissionais e haverá, naturalmente, uma melhoria na qualidade do serviço prestado.

O Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa venceu a décima sétima edição do maior Campeonato de Trauma e Salvamento do Mundo, realizado no Parque das Nações, em Lisboa, de 14 a 18 de Outubro de 2015, organizado pela CML e pela Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento (ANSD), representante exclusiva da World Rescue Organization (WRO) em Portugal.

Neste campeonato participaram as trinta e quatro melhores equipas do mundo, tendo o RSB conquistado os cinco primeiros lugares nas seguintes áreas: classificação geral, área técnica, área médica, liderança e manobra rápida. Obteve igualmente o segundo lugar em manobra complexa e o terceiro lugar em manobra ‘standard’.

Os Verdes recordam que no Campeonato do Mundo de Desencarceramento, que no ano passado decorreu no Reino Unido, o RSB de Lisboa se havia sagrado vice-campeão do mundo de desencarceramento em manobra rápida, tendo ainda obtido o primeiro lugar na classificação geral, como a equipa com melhor evolução do mundo.

Considerando que a cidade de Lisboa e o país se devem sentir orgulhosos pelos excelentes resultados destes profissionais e por todo o trabalho desenvolvido no dia-a-dia, representando o RSB um admirável exemplo de coragem e altruísmo, em benefício dos cidadãos.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta dos eleitos do Partido Ecologista Os Verdes:

1 - Saudar o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa pelos excelentes resultados obtidos na décima sétima edição do maior Campeonato de Trauma e Salvamento do Mundo e pelo notável e exemplar trabalho que desempenha diariamente.

2 - Enviar a presente deliberação ao Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, à Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, ao Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais e ao Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa.

Assembleia Municipal de Lisboa, 17 de Novembro de 2015

O Grupo Municipal de “Os Verdes

Cláudia Madeira                                                        J. L. Sobreda Antunes

Sem comentários: