10/05/2016

Recomendação “Parque Vale Grande”


 
Com uma área de cerca de 23 ha e situado numa zona de vale da Alta de Lisboa, o Parque Vale Grande (vulgo, Parque Oeste) é um dos mais recentes espaços verdes da cidade de Lisboa, pois foi inaugurado em 2006.

Estabelecendo fronteira entre as freguesias de Santa Clara e do Lumiar, desempenha uma função ecológica fundamental, através de uma bacia de retenção que, para além de permitir o aproveitamento das águas pluviais para a alimentação dos lagos e da vida animal, deveria viabilizar a rega do relvado e a manutenção sustentável de toda a vegetação existente no parque. Porém, pelo menos desde Janeiro de 2015, que o computador que gere 47 caixas de rega se encontra fora de serviço. Também o sistema de rega por aspersão gota a gota há muito deixou de funcionar.

Concebido como um ponto de convívio e de encontro de moradores da zona e de dinamização de actividades, o Parque possui uma escultura em bronze da autoria de Fernando Botero, inaugurada em Maio de 2005 e alguns equipamentos para a prática de exercício físico ao ar livre. No topo a nascente, encontra-se presentemente encerrado um quiosque com cafetaria e esplanada.

Na planta de equipamentos de recreio anexa ao Plano de Urbanização do Alto do Lumiar estava também prevista a inclusão de parque infantil, o apoio de bebedouros, mesas, bancos e caixotes de lixo. No local de atravessamento, existem blocos de calçada solta e a iluminação térrea da passagem pedonal encontra-se vandalizada. Em algumas zonas do lago, onde em Novembro de 2007 uma criança perdeu a vida por afogamento, falta a reposição de algumas placas de perigo ou de proibição de utilização dos lagos.

Assim, considerando a necessidade de potenciar o Parque Oeste como uma área segura, frequentada pela população para que a utilize como espaço lúdico de passeio, recreio e uso para a prática de actividades física e cultural;

Considerando constatar-se no local a necessidade de melhoria de alguns dos circuitos, dos pisos dos percursos, dos aparelhos de manutenção, da limpeza e conservação dos vários lagos existentes, que se encontram com água estagnada, lodo e detritos;

Considerando a necessidade de introdução de um conjunto de melhorias várias elencadas pelas associações de residentes locais, que destacaram como prioritária a melhoria do sistema de escoamento de águas pluviais e das acessibilidades ao Parque entre o eixo pedonal e a Av. David Mourão Ferreira, a melhoria da iluminação pública, a instalação de um parque infantil na zona a nascente do Parque, a instalação de bebedouros e a eventual instalação de uma parede de escalada e de um mural para ‘arte urbana’.

Considerando a necessidade de reparação dos sistemas automáticos de rega, de modo a permitir a necessária manutenção dos relvados, árvores e arbustos, bem como do piso com buracos na calçada e do sistema de iluminação.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta dos eleitos do Partido Ecologista “Os Verdes”, recomendar à Câmara Municipal de Lisboa que:

1 - Promova a melhoria e a reabertura dos diversos equipamentos do Parque Vale Grande.

2 - Calendarize a construção do previsto parque infantil, bem como a melhoria do sistema de iluminação.

3 - Proceda à reparação dos sistemas automáticos de rega, de modo a potenciar a necessária conservação dos relvados, árvores e arbustos, bem como a manutenção e limpeza dos lagos.

4 - Mais delibera enviar a presente deliberação à Câmara Municipal de Lisboa, à Junta de Freguesia de Santa Clara, à Unidade de Intervenção Territorial Norte, à Associação de Residentes da Alta de Lisboa e à Associação de Moradores do Bairro da Cruz Vermelha do Lumiar.

Assembleia Municipal de Lisboa, 10 de Maio de 2016
O Grupo Municipal de “Os Verdes
 

Cláudia Madeira                                                        J. L. Sobreda Antunes

Sem comentários: