23/02/2017

Os Verdes em defesa dos Hospitais da Colina de Santana

O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes esteve hoje, dia 23 de Fevereiro, em alguns dos hospitais da Colina de Santana onde distribuiu um documento “Pela Defesa dos Hospitais da Colina de Santana” e contactou com a população, utentes e comerciantes daquela zona da cidade.


Nestas acções, os deputados municipais do PEV alertaram os cidadãos para a situação preocupante que representou a venda dos Hospitais de S. José, Capuchos, Sta. Marta e Miguel Bombarda, ocorrida em 2009, a uma empresa do Estado (Estamo) para viabilizar projectos imobiliários de luxo. Na sequência dessa venda, o Estado ficou obrigado a pagar anualmente uma renda de 6 milhões €/ano à Estamo, para continuar a utilizar estes hospitais, sendo que o Ministério da Saúde já despendeu 36 milhões € à Estamo.

Os Verdes condenam a postura da CML que, ao mesmo tempo que favorece o aumento de hospitais privados em Lisboa, através da alienação de terrenos municipais, que implicaram a destruição do quartel do Colombo e a transferência dos trabalhadores de Alcântara, pactua com o encerramento de hospitais públicos de referência na cidade. 


O PEV não esquece o encerramento dos hospitais do Desterro, Miguel Bombarda e de São Lázaro, nem a intenção manifestada pelo anterior Governo de continuar os processos de encerramento dos hospitais Curry Cabral, D. Estefânia, Pulido Valente e da Maternidade Alfredo da Costa.

Por isso, Os Verdes opõem-se a qualquer encerramento de mais hospitais públicos na cidade de Lisboa e defendem que o novo hospital oriental não deve servir de argumento para encerrar os hospitais da Colina de Santana, devendo antes ser um equipamento hospitalar complementar à rede de cuidados de saúde para os lisboetas que residem naquela área da cidade.


O Grupo Municipal do PEV vai continuar a acompanhar este assunto pois pretende uma cidade que defenda o Serviço Nacional de Saúde e os Hospitais da Colina de Santana.

Consulte neste link o documento de distribuição desta acção do PEV

Sem comentários: