28/03/2017

7 de abril - Conversa Ecologista sobre o fenómeno da gentrificação


Com mais esta Conversa Ecologista, Os Verdes pretendem debater as alterações profundas a que temos assistido nas áreas metropolitanas do país, com destaque para a cidade de Lisboa.

Hoje, o acesso à habitação em Lisboa é privilégio de poucos e um direito praticamente inacessível a muitas famílias, ao mesmo tempo que há uma intensificação do turismo e do alojamento para fins turísticos, com a consequente pressão e especulação imobiliária.

Esta iniciativa, a realizar na sede do PEV em Lisboa  no próximo dia 7 de abril, contará com a participação de António Machado (Ass. Inquilinos Lisbonenses), Luís Mendes (Geógrafo, CEG/IGOT-UL), Luís Paisana (Ass. Moradores do Bairro Alto), Rui Abreu (Regeneração Urbana), Sérgio Pinheiro (Mobilidade e Transportes) e Cláudia Madeira, eleita do PEV na Assembleia Municipal de Lisboa.

É preciso inverter a perda de população. É preciso construir a cidade que queremos: uma cidade habitada, plural e diversificada. Uma cidade para todos!




*Gentrificação: Processo de valorização imobiliária de uma zona urbana, geralmente acompanhada da deslocação dos residentes com menor poder económico para outro local e da entrada de residentes com maior poder económico.

Sem comentários: