22/03/2017

Preparado Atentado Florestal no Parque Natural Sintra - Cascais - Verdes chamam presidente do ICNF ao Parlamento

No Dia Mundial da Floresta, Os Verdes tiveram conhecimento que se está a preparar um atentado ambiental à floresta do Parque Natural de Sintra - Cascais.

O ICNF prepara-se para abater milhares de pinheiros no Parque Natural Sintra - Cascais na área que liga a Lagoa Azul à Malveira da Serra e à Pedra Amarela, ao longo de vários da EN 9-1 e para dentro da serra.

Como Os verdes puderam constatar no local, foram marcados sem razão aparente para abate milhares de pinheiros de pequeno e grande porte nesta extensão.


No entender do PEV este abate só pode ter como objetivo razões economicistas e demonstra uma total despreocupação ambiental de uma zona florestal numa área protegida. O número assustador de pinheiros e cedros marcados, caso se concretize, um atentado grave para o ambiente pois deixarão uma vasta área de solos a descoberto à mercê da erosão e da invasão de infestantes.

Estamos a falar de uma área florestal localizada no Parque Natural de Sintra/Cascais, gerida pelo ICNF onde a gestão florestal deve ter em conta mais do que em qualquer outro lugar preocupações ambientais.

Como tal o PEV vai dar entrada com carater de urgência, na Assembleia da República, a vinda do Presidente do ICNF com vista ao esclarecimento do que está por trás desta iniciativa, sendo que Os Verdes pretendem que esta decisão seja revista pois consideram-na uma agressão ambiental numa área protegida.

Sem comentários: