05/12/2017

Voto de Pesar - Pelo falecimento de Zé Pedro

     
       
            Zé Pedro, José Pedro Amaro dos Santos Reis, guitarrista e fundador dos Xutos & Pontapés, nasceu na cidade de Lisboa, em 14 de Setembro de 1956.
         Em 1978 decidiu criar uma banda com Zé Leonel e Paulo Borges, a Delirium Tremens. Posteriormente, com a entrada de Kalú e de Tim para o lugar de Paulo Borges, a banda passou a chamar-se Xutos & Pontapés.
            Os Xutos & Pontapés, que se tornaram um nome maior da música portuguesa, deram o seu primeiro concerto na Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo, em 13 de Janeiro de 1979. Após este concerto, sucederam-se as actuações e a partir de final dos anos 80 foram lançados grandes êxitos, conhecidos e cantados por várias gerações.
            Zé Pedro, uma figura incontornável do rock português, um verdadeiro ícone, compôs alguns clássicos da banda como Submissão e Não Sou o Único, e ajudou a compor vários outros temas.
            A sua vida está intimamente ligada aos Xutos & Pontapés e ao grande contributo que deu para a promoção e valorização da música e da cultura portuguesas.
            Participou também em programas de rádio ajudando na divulgação musical, foi DJ, participou em vários projectos com músicos nacionais e foi uma presença constante na Festa do Avante, desde o início do seu percurso.
            Zé Pedro estava doente há vários meses, assumindo publicamente a sua situação de saúde no dia 4 de Novembro, no concerto dos Xutos & Pontapés, no Coliseu dos Recreios, numa sala repleta de emoção.
            Zé Pedro acabou por nos deixar na passada quinta-feira, dia 30 de Novembro, aos 61 anos. Recordamo-lo como uma pessoa alegre, dedicada, carismática e solidária, um Homem de lutas, que pautou a sua vida pelos valores da paz, da liberdade e de muitas outras causas justas.
            Zé Pedro foi e continuará a ser um exemplo de Homem de causas, frontal, irreverente e insubmisso, como sempre nos habituou, nos palcos e na vida. A sua perda deixa-nos uma marca profunda.
Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta dos eleitos do Partido Ecologista Os Verdes:
            1. Manifestar o seu sentido e profundo pesar pelo falecimento de Zé Pedro.
            2. Endereçar aos seus amigos e companheiros dos Xutos & Pontapés e à família as mais sentidas condolências por esta dolorosa perda.
3. Propor que seja considerada a atribuição do seu nome a um local significativo da cidade.

Assembleia Municipal de Lisboa, 5 de Dezembro de 2017

O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes

Cláudia Madeira                                                        J. L. Sobreda Antunes

Sem comentários: