27/02/2018

Saudação sobre o 8 de Março - Dia Internacional da Mulher



No próximo dia 8 de Março comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Em 1910, por proposta de Clara Zetkin, foi aprovado um dia internacional que estipulava uma acção comum pela emancipação das proletárias e pelo sufrágio universal, em homenagem à dura luta travada em 1857 pelas operárias de uma fábrica têxtil em Nova Iorque. Este dia que representa o símbolo da luta emancipadora das mulheres, permanece em todo o mundo como um marco na defesa dos direitos pela igualdade, justiça social, progresso e paz.

Importa, não só neste dia mas também nos restantes 364 dias do ano, reflectir sobre o que a Mulher já conseguiu alcançar, e o longo caminho que ainda se tem que percorrer para que finalmente possamos ter uma sociedade onde homens e mulheres tenham os mesmos direitos e deveres, e onde a desigualdade de género seja eliminada nas questões económicas e sociais.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes ao ano de 2016, as mulheres representam mais de 52% da população total do País, e que, mesmo em relação à parcela da população que se poderá considerar produtiva ou potencialmente produtiva, as mulheres continuam a ser maioritárias. Também segundo a análise do INE respeitante aos níveis de escolaridade, os dados apontam para que quanto maior é o nível de escolaridade, maior o predomínio das mulheres, sendo que em relação à população com 15 anos e mais, as mulheres representam já mais de 60% daqueles que possuem o ensino superior.

Estes dados são extremamente relevantes e não devem ser ignorados, pois demonstram uma realidade que deve servir para potenciar o desenvolvimento do nosso País, e contribuir para a promoção de uma sociedade igualitária para homens e mulheres.

Se não podemos ignorar que o século XX foi um século de profundas transformações na condição feminina, de avanços significativos na desconstrução de estereótipos, foi-o também do reconhecimento, visibilidade e respeito pelo seu estatuto social e político, que representaram difíceis conquistas, mas que também hoje correm sérios riscos de retrocesso com o ressurgimento de novos estereótipos, que surgem tanto através de guerras e conflitos armados, como de velhas e novas formas de exploração e violência. 

Não podemos também esquecer que em Portugal, contrariando os princípios consagrados na Constituição da República Portuguesa, continuam a persistir inúmeras desigualdades, preconceitos e discriminações no trabalho, na vida e na sociedade, em relação às mulheres.

Considerando que as comemorações do Dia Internacional da Mulher visam consciencializar a sociedade, que o exercício dos direitos das Mulheres deve ser uma prática diária, constituindo parte integrante de uma sociedade mais democrática, mais justa e mais solidária para todos os cidadãos.

Considerando que assinalar o Dia 8 de Março é uma oportunidade para exigir do poder político uma intervenção coerente em defesa da qualidade de vida e da igualdade de direitos e de oportunidades para as mulheres.

Considerando que ainda persistem muitos factores de discriminação, de retrocesso e de ameaça a direitos conquistados, sendo fundamental que se assuma o compromisso activo na construção de uma sociedade em que se defenda, em pleno, os direitos das mulheres.

Considerando por fim, que o Movimento Democrático de Mulheres assinala este ano 50 anos de actividade, com a realização de diversas iniciativas, sendo que no próximo dia 10 de Março, em Lisboa, está prevista a realização de uma manifestação pela “igualdade e justiça social, no presente, com futuro”.

Neste sentido, a Assembleia Municipal de Lisboa delibera, na sequência da presente proposta dos eleitos do Partido Ecologista Os Verdes:

1. Saudar todas as mulheres portuguesas por ocasião da passagem do Dia Internacional da Mulher, em particular as trabalhadoras do Município de Lisboa, apelando à continuidade na reivindicação pela igualdade de direitos e de oportunidades.

2. Saudar o 50º aniversário do Movimento Democrático das Mulheres e associar-se às inúmeras iniciativas promovidas ao longo deste ano, nomeadamente a Manifestação Nacional de Mulheres, a realizar no próximo dia 10 de Março, em Lisboa.


 Mais delibera ainda:

3. Dar conhecimento da presente Saudação às organizações de defesa dos direitos das Mulheres.


Assembleia Municipal de Lisboa, 27 de Fevereiro de 2018

O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes


Cláudia Madeira                                                                   J. L. Sobreda Antunes

Sem comentários: